15/11/2025
Presidente da Asserj mostra como ser resiliente nos negócios
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 02/05/2019
Fábio Queiróz atua há 18 anos no varejo supermercadista. Atualmente, tem a responsabilidade de presidir a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), tendo sido o mais jovem a ser escolhido para o cargo, em 2015, quando tinha apenas 38 anos. Acumula também a atuação como VP da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
Antenado com as inovações, tem investido em conhecimento para aperfeiçoar o varejo. É responsável por formatar novos eventos para o setor no Rio de Janeiro, como o ASSERJ Conecta , voltado para tecnologia. Outra iniciativa dele foi reformular a Super Rio Expofood, uma das maiores feiras da América Latina do varejo alimentício que, em 2020, passa a se chamar ‘SRE Trade Show’.
Para chegar à posição que ocupa, com a responsabilidade de representar cerca de 300 supermercados no Estado do Rio de Janeiro, a resiliência foi e continua sendo uma de suas características profissionais. Para mostrar como ser resiliente nos negócios, Queiróz selecionou quatro dicas. Confira:
1. Eliminar ideias ruins
Para o executivo, grandes ideias muitas vezes são mal executadas: planejar e fazer o diagnóstico é fundamental para eliminar as ‘ideias ruins’ que podem atrapalhar bons negócios;
2. Ajeitar as coisas rapidamente
Errar tem que fazer parte da cultura de todas as empresas. O Vale do Silício tem o apelido de ‘Vale do Erro’. O importante é a velocidade de consertar o erro, e mais rápido que o concorrente.
3. Aprender com erros e acertos
Steve Jobs dizia para conectarmos os pontos. Para se adaptar rápido as mudanças é preciso lembrar-se de todas as etapas que já foram vividas, e que trouxeram aprendizado para a adaptação.
4 . Cuidar das emoções
Investir em inteligência emocional nas empresas, a paciência faz toda a diferença.
Notícias relacionadas
Resultados 3T253T25: Grupo Mateus apresenta queda de quase 5 p.p. nas vendas em mesmas lojas
EstratégiaSam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor
GestãoTá na hora de repensar seu Calendário Promocional
Resultados 3º T 25







