SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

31/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Inovação Processo de Inovação PALAS Gestão

Por que é tão difícil inovar?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/03/2020

Inovação se tornou um conceito impossível de passar despercebido. "Por mais que alguns ainda teimem em manterem-se deitados eternamente em berços esplêndidos, mais dia menos dia, a água vai bater no nariz, obrigando a gente a fazer alguma coisa para não morrer afogado", comenta Marília Cardoso, sócia-fundadora da consultoria de gestão da inovação PALAS .  

A especialista lembra que, por mais que o homem inove desde sempre – caso contrário não teríamos chegado até aqui –, o século XX trouxe tantas facilidades que acabamos criando falsas zonas de conforto, acreditando que tudo o que precisamos é de um diploma na parede, um bom emprego, contas pagas e um corpo sarado. Mas é preciso ir além.

[noticiasRelacionadas]

Curva de aprendizagem

"Para isso, precisamos nos render ao que o psicólogo Hermann Ebbinghaus definiu em 1885 como curva de aprendizagem. Segundo ele, há uma certa negação no início, uma tendência a acharmos que já sabemos o suficiente. Até que chega um momento inevitável, como já está acontecendo com diversas empresas e segmentos profissionais. A partir desse momento, inicia-se a fase de preparação, onde o indivíduo se prepara para aprender coisas novas", explica Marília.

Logo chega a chamada fase de adoção, seguida da curva de aprendizado, que, nas palavras da sócia-fundadora da PALAS,  se assemelha a um vale sombrio e perigoso, já que desperta a sensação de que tudo o que você sabia não serve para mais nada. É a hora do desespero, da decepção, da derrota. "Só quando o aprendizado começa a fazer sentido, por meio do chamado aprendizado experiencial, é que a retomada acontece, seguindo uma curva ascendente. Aí, o indivíduo é capaz de encontrar benefícios reais e torna-se melhor do que era antes", afirma.

Não por acaso, essa curva é muito semelhante à do luto, definida pela psicóloga Elisabeth Kubler-Ross. "No começo, há sempre a negação, a raiva e a barganha. Até que, convencido que a morte é imutável, caímos no vale da depressão. Com o tempo e força de vontade, saímos do limbo para entrarmos na fase de consciência, aceitação e atitude", detalha Marília Cardoso

Segundo ela, essa comparação talvez seja a melhor explicação para o fato de inovar ser algo tão difícil e desafiador para a grande maioria das pessoas. "O processo de aceitar que o que se sabe não é mais suficiente dói tanto quanto a perda de uma pessoa querida. Só que, no caso, o que perdemos é um pedaço de nós mesmos. Uma parte que lapidamos com a relevante ajuda dos nossos pais, professores e amigos".

O que fazer

Em resumo, a sócia-fundadora da PALAS deixa bem claro: quem realmente quiser inovar em sua carreira, sua empresa ou sua vida, precisará encarar de frente a dura realidade de que nada mais será como antes. Terá de encarar a descida da “desaprendizagem” para que a subida seja, de fato, transformadora. "Dói, mas compensa. É melhor chegar ao fundo do poço e subir do que passar a vida inteira fingindo que não tem nada acontecendo. Se joga! Erre rápido para aprender mais rápido ainda", recomenda a especialista.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                   LinkedIn                  ,                  Instagram                  e                  Facebook                  !

COMPARTILHAR
TAGS:Inovação, Processo de Inovação, PALAS, Gestão
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira

Nicolas Simone e Augusto VilelaGestão e negócios

Neogrid anuncia novos CEO e CFO

Adobe Stock funcionário supermercadoGestão

Processo de seleção pode contribuir para retenção de profissionais no varejo

AssaíResultados 1T25

Assaí corta pela metade projeção de novas lojas para 2026

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados