Plataforma contribui para troca de dados entre varejo e indústria
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/10/2018
Há alguns anos, o varejo tinha o desafio do big data, da geração de insights a partir de tanta informação coletada. Hoje, o grande dilema é implantar ações práticas, garantir que os dados se transformem em uma “to do list” (lista do que fazer) e reflitam em bons números nos resultados da empresa. A opinião é de Cristhiano Faé, CEO da Accera , plataforma para gestão dos canais de distribuição.
Durante o evento Encontro Reservado para Indústria, promovido nesta semana por SA Varejo, Faé falou sobre a influência da transformação e empoderamento digital na colaboração entre varejo e indústria.
[noticiasRelacionadas]
O palestrante salientou que 62% das perdas no setor estão associadas a gôndolas não abastecidas, estoque virtual ou negativo não ajustado em inventário. Demonstrou, ainda, que varejo e indústria, em muitos casos, não utilizam recursos tecnológicos avançados nem mesmo em suas comunicações básicas. Os contatos ainda acontecem por e-mail, muitas definições são anotadas a mão e ainda se espera alguém fazer a ata da reunião – apenas para ficarmos em alguns exemplos. “Programas de colaboração dependem de planos de ação reais efetivos”, afirma Faé. Como a rotatividade de funcionários é grande, um sistema precisa documentar todo o processo”, completa.
GPA e Camil
O GPA (Grupo Pão de Açúcar) é um dos clientes da Plataforma de Colaboração da Accera, criada com o objetivo de simplificar o contato colaborativo entre varejo e seus fornecedores. Executivos de ambas as empresas explicaram que o programa de combate à ruptura se desenvolve em cinco etapas: identificar os ofensores; dar visibilidade e qualidade às informações; levar disciplina às reuniões de trabalho mensais; registrar atas e plano de ação no sistema e gerar capacidade de reação. O GPA mensura todo o nível de serviço de seus fornecedores e divulga de forma transparente os resultados. Os melhores são premiados com o Top Log.
Uma das indústrias que têm se destacado com o apoio do sistema da Accera é a Camil. Cresceu na avaliação do GPA e galgou quatro posições em termos de nível de serviço. A companhia levantou levantou a bandeira da ruptura como indicador protagonista nesse trabalho. Focou o grupo de produtos da curva A, responsáveis por 80% das vendas. Buscou dados até os níveis mais simples, para que as equipes identificassem ali os seus resultados e se engajassem no projeto de combate à ruptura, desde o sistema até as lojas dos clientes. Deu tão certo que a empresa foi vencedora do Desafio Missão Accera, com redução de mais de 70% no indicador item sem venda.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram