SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

proteína vegetal carne vegetal plant-based plantplusfoods categorias em ascenção varejo alimentar

PlantPlus Foods quer dobrar em volume e faturamento e aposta em produtos inéditos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 01/09/2022

Dos laboratórios do Centro de Inovação ADM saem as inovações da PlantPlus Foods que abastecem toda América Latina (Foto: Divulgação)

A PlantPlus Foods , foodtech de alimentos plant-based criada por Marfrig e ADM, reuniu em evento jornalistas e influenciadores no Centro de Inovação da ADM, na cidade de Hortolândia, em São Paulo, para apresentar onde e como nascem suas criações e mostrar em primeira mão e na prática seus novos produtos. 

Além dos itens inéditos no segmento, os hambúrgueres sabores picanha e costela, a empresa incorporou ao seu portfólio frango desfiado e linguiça toscana. Os produtos surpreendem pela semelhança com a carne animal, na textura, suculência, aroma e sabor, do preparo ao consumo. 

[noticiasRelacionadas]

Para criar a experiência completa para quem quer variar o cardápio com uma alternativa de proteína mais saudável e sustentável, são feitos muitos testes em seus laboratórios e pesquisas sensoriais às cegas com consumidores. 

O centro de inovação funciona como uma mini fábrica onde é feita a produção piloto que, depois de diversas avaliações e aprimorações, vai para a fabricação em escala. 
Para chegar ao objetivo, que é criar uma carne vegetal que se comporte como a de origem animal, são feitos testes técnicos para verificar, por exemplo texturas em equipamentos precisos, como também avaliações sensoriais com consumidores, conforme explicou Rodrigo Burakovas, gerente de serviços técnicos e desenvolvimento para produtos Plant-Based da ADM Latam. 

O resultado é uma carne, quando falamos do hambúrguer, por exemplo, que tenha a mesma aparência do hambúrguer animal congelado, o mesmo comportamento durante a fritura ou cozimento, com a liberação de água e gordura, o aroma, a textura. Após o preparo, um corte e mordida que, através das fibras, dão a sensação de estar consumindo uma carne animal. 

O público alvo é exatamente esse consumidor que gosta de carne, não vegetariano, e que quer apenas uma alternativa, provar novos sabores, viver novas experiências. Este mercado de produtos alternativos à carnes está evoluindo muito rápido e seu consumo cresce 15% ao ano.

Uma das barreiras para um crescimento ainda maior é o preço, ainda acima da carne animal devido aos investimentos em inovações e, principalmente, pela escala menor de produção. Uma das soluções desenvolvidas pela PlantPlus é a embalagem individual dos hambúrgueres com desembolso menor para gerar experimentação e ser a porta de entrada. 

O objetivo é eliminar a barreira psicológica do preço, segundo Beatriz Vigeta Hlavnicka, head de marketing Latam da PlantPlus Foods, que explica que o custo de produção é maior porque são utilizados produtos e naturais, como o extrato de beterraba para dar a coloração de carne vermelha e alga marinha para envolver a linguiça vegana. Ela conta que em mercados mais maduros como na Europa o consumo mais disseminado permite que os produtos plant-based tenham o mesmo preço ou até sejam mais baratos que a carne animal, porque, em escala, seu custo de produção é menor e mais sustentável. 

Ainda assim, George Bravo, head de vendas Latam da PlantPlus Foods, recomenda os produtos para além das lojas premium, pois existe um mercado para classe C também. Atualmente, os produtos estão presentes em redes como Pão de Açúcar, St Marche, Sonda e Carrefour. A foodtech fornece ainda carne vegetal para as redes Burguer King, Subway, Outback, entre outras. 

A estimativa é que esse mercado possa faturar até 370 bilhões de reais no mundo até 2035, segundo a Euromonitor, e no Brasil, a expectativa é de 82 milhões de reais até 2025. Um mercado que começa a ser democratizado e configura-se como uma alternativa ao varejista. Bravo revela o plano de expansão da PlantPlus, que hoje está mais concentrada no sul e sudeste, para as regiões norte e nordeste, e dobrar de tamanho em volume e faturamento em 2022.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                            LinkedIn                                                                                            ,                                                                                            Instagram                                                                                            e                                                                                             Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:proteína vegetal, carne vegetal, plant-based, plantplusfoods, categorias em ascenção, varejo alimentar, supermercadistas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

MercadonaImersão

Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na prática

Adobe Stock tecnologia supermercado gôndolaTecnologia

Inovação foi responsável por mais da metade do aporte bilionário da indústria de alimentos em 2024

Missão Lisboa 2025Varejo Internacional

Como liderar o varejo com marca própria e estratégias personalizadas para o público-alvo

IA no varejo alimentarInteligência Artificial

Uso de IA gera oportunidades para o varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados