SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

17/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Crise do Coronavírus Pessoas Responsabilidade Social Gestã Liderança Covid19

Pessoas devem ser prioridade neste momento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/05/2020

Com o Brasil vivendo uma situação bastante séria em razão do avanço da Covid-19, solidariedade é uma palavra-chave para que todos possam passar por esse momento tão delicado. "Aos líderes e gestores, a importância de se tomar decisões organizacionais em harmonia com o que se espera de uma cultura interna humanizada se vê presente a todo momento", destaca Rafael Rodrigues, country manager da comunidade de óticas independentes CECOP Brasil .

[noticiasRelacionadas]

Graduado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, com especialização em Economia pela FIA e MBA em Gestão de Negócios e Inovação pela BI International, o executivo detalhou alguns tópicos essenciais para auxiliar profissionais varejistas e indicar um caminho no meio de tantas incertezas sobre o futuro. Confira!

Ética e transparência para superar o presente

Com tantos desafios, agir com rapidez é essencial, e a figura de liderança será fundamental para que colaboradores e equipes envolvidas tenham a tranquilidade para conduzir suas funções sem maiores obstáculos. Isso começa pela base de uma gestão orientada à ética como filosofia de comunicação.

A troca de informações, fluída e flexível, terá um grande protagonismo para que todos estejam alinhados sob um mesmo objetivo. Esse conceito também se aplica para o atendimento ao cliente, outra parte interessada e determinante para a continuidade do negócio. Aproveitar o quadro que passamos para repensar valores e escolhas pode ser o diferencial em relação às respostas para a crise provocada pela pandemia. No fim, todos estão à deriva de um inimigo invisível, o que muda é a forma que escolhemos enfrentar esse problema universal.

Medidas que priorizem as pessoas

Partindo para ações práticas e capazes de provocar efeitos positivos para os profissionais que exercerão seus cargos hoje e nos próximos meses, algumas alternativas mostram-se fundamentais e simplesmente indispensáveis. Entre elas, o compromisso de manter seu estabelecimento arejado, limpo e esterilizado, com enfoque em superfícies e objetos cuja recorrência de manipulação é alta, deve se tornar um hábito rotineiro para varejos de todos os tamanhos. Uma boa comunicação, como citada anteriormente, também deve fomentar a lavagem de mãos por parte dos funcionários e clientes, anúncios e cartazes sobre a prevenção do vírus são bem-vindos.

O álcool em gel, item tão valorizado na luta contra o coronavírus, poderá ser distribuído em pontos estratégicos, de fácil acesso e visibilidade. Atentando-se ao estado de saúde dos trabalhadores, sintomas como coriza ou tosse são motivos válidos para que máscaras e lenços sejam concedidos. Funcionários que apresentem febre devem ser direcionados para trabalhar remotamente. São atitudes que, se tomadas em conjunto e conscientemente, minimizarão o risco de contágio.

Atenção à questão financeira

Em situações como essa, é imprescindível que instituições e órgãos responsáveis tenham uma abordagem flexível com cobranças e pagamentos obrigatórios. Entenda que, neste momento, todos os segmentos dentro do varejo estão sentindo na pele o que está acontecendo e precisa tomar atitudes rápidas.

Na missão de resguardar a saúde econômica do setor varejista, novas opções têm surgido a cada dia. Internamente, realizar uma análise de custos fixos como aluguel e marketing a fim de adiar o pagamento a partir de setembro, mês em que se espera uma estabilidade do quadro. Isso se aplica igualmente para parcelas de compra de produtos.

No âmbito governamental, a postergação de impostos é uma variável cada vez mais próxima da realidade varejista. Benefícios do Simples Nacional e incentivos voltados para folha de pagamento servirão para amenizar o prejuízo sentido pelo setor. Outro movimento necessário é o requerimento junto a bancos e organizações financeiras de créditos capazes de proteger o fluxo de caixa. Superar a crise com a manutenção da equipe de funcionários, evitando demissões, é uma tentativa recomendável e que fortalecerá a produtividade.

Em resumo, a omissão do empreendedor não pode determinar o rumo que o setor varejista irá seguir. É de suma importância enfrentar os problemas com ética e transparência de forma ágil. A hora de agir contra os problemas provocados pelo COVID-19 é agora. Uma dica para este momento: trace novas estratégias a partir de julho, quando a crise começar a diminuir e o panorama global apresentar pequenas melhoras. Assim, em setembro, já será possível acionar o novo plano de ação.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                LinkedIn               ,               Instagram               e               Facebook               !

COMPARTILHAR
TAGS:Crise do Coronavírus, Pessoas, Responsabilidade Social, Gestã, Liderança, Covid19
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo Nova Era -  EscolaEducação Corporativa

Grupo Nova Era inaugura escola infantil para filhos de colaboradores

Mercadinhos São Luiz - ranking GPTWVarejo

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro

Supermercados Mundial promove inclusão com novas oportunidades para PcDSupermercados Mundial

Supermercados Mundial promove inclusão com novas oportunidades para PcD

Stok Center inaugura loja em São Leopoldo com ações solidáriasInauguração Stok Center RS

Stok Center abre nova loja em São Leopoldo com evento de ação solidária

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados