SA+
IPcon Dunnhumby pesquisa atacarejos supermercados

Pesquisa mostra que maioria do consumidor prefere ir a supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/09/2022

Foto: Stock Adobe

Pesquisa IPcon, realizada pela Dunnhumby, empresa de ciência de dados do consumidor, desenvolveu uma pesquisa para entender o comportamento dos clientes nos supermercados, mostra que o supermercado ainda é o formato mais visitado pelos consumidores (84%), seguido pelos hipermercados (61%) e os minimercados  ou mercearias (57%). Já os atacarejos e os canais online ficam empatados com 41%. 

[noticiasRelacionadas]

A pesquisa indicou, ainda, cinco pilares em que consumidores baseiam o seu consumo em um ranking. São eles: 

Percepção de preço e promoção – num cenário de crise econômica e pressão inflacionária, os fatores do preço e as promoções aparecem como o mais dominante entre os consumidores. O estudo mostra que ainda há espaço para as empresas melhorarem a percepção do consumidor a respeito de preço. As marcas mais associadas a esse atributo foram Lojas Americanas, Assaí e Guanabara.

Variedade e qualidade – esse pilar aparece como o segundo mais valorizado pelos consumidores. Aqui, são levados em conta atributos como disponibilidade, o tamanho do sortimento e a capacidade de ser um one-stop-shop, ponto único onde o cliente pode adquirir tudo o que deseja. Entre as marcas, o destaque ficou com Zaffari, Carrefour e Pão de Açúcar.

Experiência de loja – neste item, a velocidade e facilidade do checkout, o atendimento e a ambientação da loja, são exemplos positivos considerados pelos clientes. Para os consumidores analisados, as marcas mais bem posicionadas com relação a experiência são Zaffari, Pão de Açúcar e Nordestão. 
Sustentabilidade e impacto social - sesse pilar, são considerados o compromisso da empresa com o meio ambiente, a oferta de produtos sustentáveis e impacto nas comunidades em que atuam. Pão de Açúcar, Nordestão e Zona Sul foram os mais citados pelos consumidores nesse sentido.

Relacionamento com o cliente (CRM) - o desenvolvimento de comunicações úteis e personalizadas, programas de recompensa e ferramentas digitais são os destaques neste pilar. O Pão de Açúcar, mais uma vez, foi um dos destaques, acompanhado de Carrefour e Mambo.

Além desses cinco pilares, a conexão emocional tornou-se essencial para avaliar a preferência do consumidor por uma ou outra marca. A pesquisa avaliou a capacidade de supermercadistas em atender às necessidades de seus clientes.

Para eleger a marca mais “querida” pelos brasileiros, a pesquisa fez perguntas diferentes. “Eu ficaria triste se esta loja fechasse?”, “Eu recomendaria esta loja para meus amigos e familiares?” e “O quanto esta se aproxima da loja ideal” foram algumas das questões colocadas. 

Em primeiro lugar foi “eleito” o Mercado Livre, seguido por Záffari e Amazon. Na sequência, estão Magalu, Pão de Açúcar e Mambo. Fecham o “top 10” as redes Carrefour, Nordestão, Lojas Americanas e Zona Sul.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                LinkedIn                                                                                                ,                                                                                                Instagram                                                                                                e                                                                                                 Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:IPcon, Dunnhumby, pesquisa, atacarejos, supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Lançamento_novo_São_Roque_SupermercadosExpansão

São Roque Supermercados será instalado em novo Shopping do interior paulista

Inflação e cesta básico em supermercadoInflação

Manaus e Curitiba são as capitais com maior alta da cesta básica

Adobe Stock - AtacarejoPesquisa

Atacarejos apresentam alta de 13% nas vendas em valor

Adonai SupermercadosAdonai Supermercados

Rede avança com expansão no Rio de Janeiro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados