SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

50% dos novos consumidores não voltam à loja. E agora?

17/08/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

IPcon Dunnhumby pesquisa atacarejos supermercados

Pesquisa mostra que maioria do consumidor prefere ir a supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/09/2022

Foto: Stock Adobe

Pesquisa IPcon, realizada pela Dunnhumby, empresa de ciência de dados do consumidor, desenvolveu uma pesquisa para entender o comportamento dos clientes nos supermercados, mostra que o supermercado ainda é o formato mais visitado pelos consumidores (84%), seguido pelos hipermercados (61%) e os minimercados  ou mercearias (57%). Já os atacarejos e os canais online ficam empatados com 41%. 

[noticiasRelacionadas]

A pesquisa indicou, ainda, cinco pilares em que consumidores baseiam o seu consumo em um ranking. São eles: 

Percepção de preço e promoção – num cenário de crise econômica e pressão inflacionária, os fatores do preço e as promoções aparecem como o mais dominante entre os consumidores. O estudo mostra que ainda há espaço para as empresas melhorarem a percepção do consumidor a respeito de preço. As marcas mais associadas a esse atributo foram Lojas Americanas, Assaí e Guanabara.

Variedade e qualidade – esse pilar aparece como o segundo mais valorizado pelos consumidores. Aqui, são levados em conta atributos como disponibilidade, o tamanho do sortimento e a capacidade de ser um one-stop-shop, ponto único onde o cliente pode adquirir tudo o que deseja. Entre as marcas, o destaque ficou com Zaffari, Carrefour e Pão de Açúcar.

Experiência de loja – neste item, a velocidade e facilidade do checkout, o atendimento e a ambientação da loja, são exemplos positivos considerados pelos clientes. Para os consumidores analisados, as marcas mais bem posicionadas com relação a experiência são Zaffari, Pão de Açúcar e Nordestão. 
Sustentabilidade e impacto social - sesse pilar, são considerados o compromisso da empresa com o meio ambiente, a oferta de produtos sustentáveis e impacto nas comunidades em que atuam. Pão de Açúcar, Nordestão e Zona Sul foram os mais citados pelos consumidores nesse sentido.

Relacionamento com o cliente (CRM) - o desenvolvimento de comunicações úteis e personalizadas, programas de recompensa e ferramentas digitais são os destaques neste pilar. O Pão de Açúcar, mais uma vez, foi um dos destaques, acompanhado de Carrefour e Mambo.

Além desses cinco pilares, a conexão emocional tornou-se essencial para avaliar a preferência do consumidor por uma ou outra marca. A pesquisa avaliou a capacidade de supermercadistas em atender às necessidades de seus clientes.

Para eleger a marca mais “querida” pelos brasileiros, a pesquisa fez perguntas diferentes. “Eu ficaria triste se esta loja fechasse?”, “Eu recomendaria esta loja para meus amigos e familiares?” e “O quanto esta se aproxima da loja ideal” foram algumas das questões colocadas. 

Em primeiro lugar foi “eleito” o Mercado Livre, seguido por Záffari e Amazon. Na sequência, estão Magalu, Pão de Açúcar e Mambo. Fecham o “top 10” as redes Carrefour, Nordestão, Lojas Americanas e Zona Sul.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                LinkedIn                                                                                                ,                                                                                                Instagram                                                                                                e                                                                                                 Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:IPcon, Dunnhumby, pesquisa, atacarejos, supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock supermercadoConsumo

Sustentabilidade ganha peso apenas quando preço e qualidade são iguais, aponta estudo

1746717245187-super-dia-atacadoExpansão

Unidade do Ítalo Supermercados no PR adota bandeira Superdia Atacado

Adobe Stock HiBeHibe

Três estratégias para elevar a categoria de higiene e beleza no varejo

Iquegami _ Fachada  _ CatanduvaExpansão

Iquegami Supermercados projeta R$ 1 bilhão em faturamento para 2025

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados