SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Bain sustentabilidade ESG consumidores

Pesquisa mostra que clientes priorizam empresas sustentáveis

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/07/2021

Foto: istock

Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a questão de sustentabilidade, e têm buscado por ações responsáveis por parte das empresas com as práticas de ESG (ambiental, social e governança) que impactam na forma de consumir e trabalhar. Pesquisa da Bain mostra que no varejo isso tem impacto direto, já que a maioria dos clientes considera a sustentabilidade um critério importante na hora da compra. Análise feita com cerca de 5 mil pessoas apontou que:

- 42% frequentemente compram de empresas comprometidas com o meio ambiente;

- 18% escolhem empresas baseado em critérios de produtos, mas às vezes compram de empresas comprometidas como meio ambiente;

- 17% às vezes compram de empresas comprometidas com o meio ambiente;

- 12% somente compram de empresas comprometidas com o meio ambiente;

- 10% escolhem empresas baseado em critérios de produto, como preço, qualidade, entre outros.

Os consumidores sabem claramente o significado de ações de sustentabilidade e responsabilidade social, e as consideram como elemento crítico de fidelidade do cliente, conforme medido pelo Net Promoter Score.  Estes temas passam rapidamente a ser essenciais para atrair e reter talentos-chave e consumidores fiéis.

O que fica claro a partir dos dados é que conquistar esses consumidores com mentalidade ESG tem uma enorme vantagem. O levantamento da Bain mostra os principais impactos positivos do ESG: 5 a 6 vezes mais crescimento; 4 vezes aumento na penetração no mercado doméstico; 3 vezes mais lealdade do consumidor; duas vezes mais valor de marca e bilhões em acesso a novos segmentos de mercado.

A consultoria mediu os aspectos mais importantes de como as práticas de ESG têm impactado o varejo e destacou o acesso a novos investidores ou mercados (fundos), com juros mais baixos.

O levantamento mostrou também que não há um líder varejista sobre o tema, e que a sustentabilidade pode se tornar a chave para a diferenciação no setor. Além disso, a Bain destaca seis desafios de ESG que podem ser um importante diferencial. São eles:

1. Desperdício: Eliminação segura, reciclagem, reutilização ou recuperação de materiais;

2. Emissões: Reduzindo e compensando emissões, contribuindo para o efeito estufa;

3. Saúde: impacto positivo dos produtos e serviços nos clientes; formulações responsáveis

4. trabalho digno: definições de padrões de contratação para empregados diretos e fornecedores, respeitando direitos humanos e com salários justos;

5. Diversidade e inclusão: Práticas e cultura que promovam a diversidade dentro da empresa e além de suas fronteiras;

6. Fornecimento: práticas justas para fornecedores em toda a cadeia.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                LinkedIn                               ,                               Instagram                               e                               Facebook                               !

COMPARTILHAR
TAGS:Bain, sustentabilidade, ESG, consumidores
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Volte Sempre - HEINEKENSustentabilidade

Grupo HEINEKEN e Ambipar impulsionam economia circular com expansão do Volte Sempre

Rebeca Andrade em campanha da QualySustentabilidade no Varejo

Sustentabilidade criativa: Qualy e Rebeca Andrade inspiram o varejo

energia solar SearaSeara

70% das granjas da Seara usam energia solar

Consumo na América Latina crescerá em 2025, aponta KantarConsumo 2025

Kantar projeta crescimento moderado no consumo em 2025

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados