ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Pesquisa mostra que as famílias passaram a parcelar suas despesas com alimentos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/08/2022
Foto: Stock Adobe
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), mostra que no primeiro semestre do ano as compras com cartão de crédito aumentaram 42% no período. O crescimento reflete o parcelamento das compras de alimentos em supermercados e outras necessidades básicas.
[noticiasRelacionadas]
“Para equilibrar o orçamento mensal, as famílias estão utilizando o cartão de crédito para as compras de supermercado e outras compras para pagamento em curto prazo. Ou seja, em vez de pagarem à vista, as pessoas optam por parcelar as compras no cartão, e com isso utilizam o dinheiro para pagamentos de contas mensais, como energia, água e aluguel. Então, o uso do cartão de crédito está sendo uma forma de equilibrar o orçamento das famílias”, explica Nélio Bordalo, economista da entidade.
A pesquisa mostra que as compras com cartão no varejo alimentício cresceram 31,8% no período. De acordo com a associação, os brasileiros continuam usando mais o cartão em substituição a dinheiro, cheque e outros meios, buscando soluções como parcelamento sem juros, compras online, pagamento por aproximação, entre outros benefícios. Na região Norte, essa transação chegou a R$ 34,8 bilhões no 2º trimestre deste ano, totalizando um crescimento de 44,5%.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Consumo das classes C, D e E nos supermercados aumenta em 61% na última década

Mesmo com perda do poder de compra, rede consegue ampliar possibilidade de consumo

Depois de digitalizar comércio, Ambev quer duplicar crédito ao pequeno varejista
