Mesmo com perda do poder de compra, rede consegue ampliar possibilidade de consumo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/08/2023
Foto: Divulgação
O País vem de uma crise econômica que restringiu as possibilidades de consumo. Para poder esticar sua renda, boa parte da população brasileira utiliza cartões de crédito - no plural mesmo, pois 80% têm três cartões para poder ampliar o limite e compor o valor que necessita.
Neste cenário, aumentar as formas do consumidor pagar suas compras, oferecendo justamente mais crédito, é uma grande oportunidade de o varejo alimentar vender mais.
"O cliente quer consumir, quer ter crédito para não somente para comprar o básico. Não é porque ele não tem renda que não tem o desejo de consumo. Ele quer um iogurte diferente, um queijo especial, fazer uma culinária diferente. A partir do momento que dou a opção de pagar daqui a 40 dias ou ainda parcelar, e a parcela cabe no bolso, esse cliente vai consumir mais", avalia Glaubia Albuquerque Feij, Diretora Administrativa do Centerbox , durante Webinar Cases exibido na última quinta-feira, 27 de julho. Ela conta que 55% das transações com o cartão são vendas parcelada.
[noticiasRelacionadas]
"É uma ferramenta de fidelização porque o consumidor pode comprar em vários outros estabelecimentos, como farmácias e postos de combustível. Temos 90 mil locais cadastrados", ressalta Marcos Senff, Diretor Comercial do Banco Senff, operadora do cartão, ressalvando que o documento possui o nome da rede e não pode comprar nos concorrentes.
Marcos destaca que a definição de quanto crédito o cliente terá pode ser feita muita rapidamente, levando em consideração, inclusive, da base de dados da rede. "Vemos um padrão de consumo e por isso é importante a loja ter um CRM para saber o que ele comprar, como, quando e qual meio de pagamento ele usa. A partir disso conseguimos ter um crédito assertivo e usamos muito da tecnologia. Com isso, em cerca de 2 minutos conseguimos ter a provação do crédito".
O Centerbox, com apenas um ano de cartão, tem recebido feedbacks positivos dos clientes. Glaubia conta que 5% das vendas são feitas no cartão, com um crescente mês a mês. Marcos diz que possui clientes que têm um terço de suas vendas pelo cartão e que a rede caminha para essa evolução.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook