ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24/09/2025
Depois de digitalizar comércio, Ambev quer duplicar crédito ao pequeno varejista
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/04/2022
Foto: Divulgação
A Ambev não é mais somente uma empresa de bebidas. O grupo quer ser uma plataforma, que vai além da venda de cerveja ou refrigerante e passa por alimentos e até mesmo serviços como crédito e geração de energia renovável. “Falar que somos uma companhia de bebidas já não nos representa mais inteiramente”, afirma o presidente da Ambev, Jean Jereissati.
[noticiasRelacionadas]
A Ambev obteve sucesso com um modelo de forte expansão via aquisições e corte de custos. “Foi a companhia que conquistou o mundo”, observa o executivo. “Mas quando fizemos 20 anos [em 2019] repensamos como seriam os próximos 20, e ficou claro que o que trouxe a gente até aqui não seria o que nos levaria até lá”.
Para entrar na nova fase, a Ambev vai fazer alianças como as que já tem com BRF, M. Dias Branco, Pernod Ricard e Beam Suntory para vender a seus clientes diferentes produtos como salames, biscoitos e vodca.
O executivo ressalta ainda que a empresa avançou em tecnologia durante a pandemia do Covid-19. “O mundo foi para o varejo online, se digitalizou e estávamos preparados quando a pandemia aconteceu.” Antes da covid-19 apenas 15% dos cerca de 1 milhão de clientes da Ambev estavam digitalizados, hoje são 80%. “Antes [o canal digital] era uma opção, agora é nosso core. É lá que está tudo.”
De acordo com Jereissati, a plataforma que está no centro de sua estratégia engloba a oferta de crédito a clientes. Do início da pandemia até o fim de 2021, a companhia dobrou a massa de crédito a pequenos varejistas. E a expectativa é de que dobre mais uma vez neste ano. A fintech Bees Bank, antes chamada de Donus, tem 250 mil contas digitais.
Esse novo modelo de operação ajudou a Ambev a vender 180 milhões de hectolitros em 2021 - um recorde. A receita líquida cresceu 24,8%, para R$ 72,85 bilhões. De acordo com ele, o ano foi menos sobre um grande crescimento da indústria e mais sobre ganho de mercado. “A gente foi muito contracíclico na pandemia.”
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

GPA reforça modelo de proximidade na Baixada Santista com inauguração de nova loja

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor no 1º semestre de 2025

Efeito Ozempic: usuários do medicamento reduzem compra de alimentos saudáveis e aumentam indulgência
