SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bretas avança em processo de reformulação de lojas em Goiânia

02/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ESG Mosaiclab IDV

Pesquisa mostra o quanto práticas ESG impactam na escolha de lojas e produtos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/11/2023


Foto: Freepik

Entender o quanto práticas ecoambientais, sociais e de governança de fato pesam nas decisões do consumidor e o valor percebido desses atributos estão entre os objetivos de um levantamento feito pela Mosaiclab e pelo IDV (Instituto de Desenvolvimento de Varejo). Realizado em julho de 2023, foram estudados 2.014 casos. Para entender melhor, os dados apresentados consistem em um indicador chamado de Impacto ESG no Varejo. Trata-se de uma pontuação de 0 a 100%, que mensura a importância de cada um dos três componentes do ESG, a partir do ponto de vista do consumidor, no processo de escolha do local de compra e dos produtos adquiridos, medidos na última experiência em 10 categorias de produtos. A SA+ Ecossistema de Varejo selecionou alguns dos principais resultados da pesquisa, cujo foco é o varejo.

49% é o indicador geral de importância dos 3 pilares juntos.

Compra virtual

O peso dos indicadores dos componentes do ESG ganha maior pontuação quando a compra é feita online. Esses são os 5 pontos que mais se destacam no e-commerce:

01. Promoção do consumo consciente
02. Uso de materiais recicláveis
03. Proteção de dados de funcionários e clientes
04. Valores e propósitos sustentáveis
05. Retorno de parte dos ganhos para a sociedade

50% Indicador geral de importância dos 3 pilares juntos.

Correlação entre os resultados referentes à escolha do local de compra e de produtos

  • A percepção do ESG sobre as marcas afeta a imagem do local de compra.
  • A postura do local de compra afeta a percepção das marcas.

Por isso, conclui o estudo, as ações conjuntas entre varejo e indústria conseguem amplificar a conscientização sobre o ESG e potencializar uma transformação positiva.

Essa matéria foi originalmente publicada na edição de Novembro

Leia também: 

Menos gastos e maior eficiência no abastecimento

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn,     Instagram    e     Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:ESG, Mosaiclab, IDV
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockESG

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

PepsiCo_Selo VerdeLogística Sustentável

Inovação sustentável: como a PepsiCo lidera a logística verde

Parceria Assaí e Connecting FoodCombate ao Desperdício

Parceria entre Assaí e Connecting Food redistribui mais de 3 mil toneladas de alimentos

Adobe StockGestão e negócios

GPA, Carrefour, Assaí e Cencosud apostam em práticas de ESG que alinham lucro com responsabilidade social

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados