Pesquisa avalia que alimentos indulgentes têm impulsionado o aumento no consumo

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Refrigerantes, chocolates e biscoitos são os produtos mais consumidos


Foto: Adobe Stock

Dados do levantamento Consumer Insights 2023, realizado pela Kantar, demonstram um crescimento de 9,8% no consumo dentro e fora do lar em unidades entre o 1º semestre de 2022 e o mesmo período deste ano – e os maiores impulsionadores dessa tendência se enquadram na categoria de indulgentes

Sendo assim, a pesquisa indica que os produtos mais consumidos são os refrigerantes com um aumento de +2,4%, os chocolates com +1,7% e os biscoitos e bolachas com mais 1 p.p.

A omnicanalidade, por sua vez, está mais presente no consumo fora do lar. No primeiro semestre de 2023, 63% dos brasileiros afirmaram frequentar oito ou mais canais. Em 2020 a porcentagem era de 39%.

Além disso, o consumo dentro do lar atingiu o maior patamar de crescimento histórico, enquanto o fora do lar superou o da pré-pandemia pela primeira vez. 

De forma mais detalhada o consumo fora do lar teve um aumento de 28% no valor e 3,8% em unidades entre o primeiro semestre de 2022 e 2023, algo alavancado pela contribuição das camadas mais altas (aumento de 6,2% em unidades adquiridas pelas classes A e B), o retorno da rotina matinal (café da manhã cresce 36% em ocasiões) e o compartilhamento de refeições (alta de 14%).

Já dentro do lar houve um aumento de 20% em valor e de 9,3% em unidades. Os maiores gastos foram com os alimentos perecíveis (+4,2%), higiene e beleza (+3,6%) e mercearia doce (+3,4%).

Neste caso, todas as classes sociais contribuíram fortemente para a aceleração do consumo, com maior destaque para unidades no médio prazo e busca por marcas mais econômicas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:          LinkedIn,             Instagram       e       Facebook  

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade