ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20/02/2025
Pesquisa aponta aumento de produtos abandonados no caixa
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 05/10/2022
Foto: Stock Adobe
A alta no preço dos produtos tem levado o consumidor a abandonar mais produtos na “boca do caixa”. Levantamento realizado pela Nextop, em parceria com o Estadão, mostra que no primeiro semestre do ano os consumidores deixaram 4,997 milhões de produtos no caixa, um avanço de 16,5% sobre o mesmo período de 2021.
[noticiasRelacionadas]
A empresa analisou notas fiscais de 982 supermercados autorizados, de médio e pequeno porte do País, com o uso de inteligência artificial. Juntas, as redes que participaram da pesquisa acumulam faturamento de R$ 5 bilhões por ano.
As devoluções não ficassem restritas apenas aos produtos supérfluos. Os itens com maiores devoluções foram o refrigerante, o leite, o óleo de soja, cerveja e açúcar. Dos dez itens mais abandonados, quatro são básicos: leite, óleo, açúcar e farinha de trigo. Os outros seis são considerados supérfluos: refrigerante, cerveja, molhos, biscoitos, hambúrguer e bebida láctea.
O economista José Mauro ressalta ainda que o consumo dos supérfluos não deixou de existir. Ele observa que o que o consumidor considera essencial ou não varia conforme a vivência de cada um. “Embora as compras em supermercados se concentrem nos itens essenciais, os supérfluos já fazem parte do consumo das famílias. As decisões de compra são complexas porque as emoções acabam sendo um fator dominante na hora de decidir o que levar e o que deixar, diante do orçamento bastante restrito”, afirma.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Varejo alimentar cresce 5,4% e atinge R$ 1,27 trilhão em 2024

Manaus e Curitiba são as capitais com maior alta da cesta básica

Vendas nos supermercados caem 0,2% e especialista aponta elevação nos preços como causa
