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15/03/2025
Falta de caixa: por que tantos varejistas estão tendo problemas?
POR Alessandra Morita
EM 14/03/2025

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Me jogue uma pedra se você não ouviu ao menos um rumor sobre alguma rede supermercadista que está sem dinheiro, vendendo lojas ou buscando um comprador para o negócio como um todo.
Nos casos concretos em que as transações se confirmam, um dos principais motivadores costuma ser o fluxo de caixa. O indicador pode ser impactado em diferentes níveis: desde aquela rede que ficou extremamente endividada até a que tinha recursos, mas não o suficiente para manter ou acelerar seu crescimento.
Um dos principais aspectos para ficar sem capacidade financeira, segundo especialistas, é a expansão. Abertura de loja ainda é a forma “preferida” de crescimento dos varejistas, o que conceitualmente faz sentido para se ganhar escala.
Os problemas começam quando a avalanche de inaugurações acontece sem planejamento financeiro e estratégico. São várias as razões:
- Em muitos casos, o investimento inicial é alto diante de um retorno lento
- Consequentemente ao item anterior, há aumento de despesas fixas e operacionais
- Com mais lojas, é preciso ter maior “inteligência” na gestão de estoque e do capital de giro
- Canibalização de vendas também é uma realidade em muitos planos de expansão
- O crescimento do número de filiais leva à complexidade de gestão operacional, agravando, por exemplo, desperdícios e furtos
- Pelo lado financeiro, a situação fica ainda pior se os
prazos de pagamento aos fornecedores estiverem acima do giro das mercadorias,
sem contar o “open to buy”
É importante frisar que expansão não é o único motivo para problemas de caixa. A falta de eficiência operacional, margem baixa e a má gestão também podem ser causas do problema.
Para manter o plano de expansão, há algumas recomendações dos especialistas. Uma delas é analisar bem o mercado antes de abrir uma loja. Atualmente, há uma infinidade de ferramentas que permitem calcular até mesmo a demanda por seção em lojas a serem inauguradas.
Com base nessa análise, deve-se avaliar a receita projetada x o lucro estimado para entender se a nova unidade irá gerar lucro. Os passos seguintes passam por medidas que evitam as causas listadas nos tópicos acima.
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Alessandra Morita
Head de Conteúdo