ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15/10/2025
Pequeno varejo pode comprar direto das grandes indústrias
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 05/04/2021
Foto: iStock
Seara, Tirolez e Nestlé são algumas das indústrias que participam do aplicativo Souk , criado em 2018 para facilitar o acesso do pequeno e micro varejo a produtos com data de validade de até duas semanas. No ano passado, foram movimentados R$ 240 milhões, o que correspondeu a 2,5 mil toneladas de alimentos por mês. E quem paga a conta é a indústria. Ela remunera a plataforma com um percentual sobre cada venda e cuida da distribuição dos produtos.
[noticiasRelacionadas]
Hoje, são 22 mil comerciantes cadastrados. A transação beneficia as duas pontas. Com um sistema tipo leilão, o varejo tem acesso a produtos mais baratos, inclusive aqueles de alto valor agregado que normalmente não entrariam no sortimento. Para a indústria, é uma maneira de colocar no mercado SKUs que poderiam perder a validade e representar desperdício e prejuízo.
Em reportagem no portal Exame , a Seara declarou que a solução garante uma boa relação custo-benefício. Renato Ottati, gerente de pricing, explicou que a empresa fixa um pedido mínimo a ser realizado pela plataforma e oferece um mix mais variado.
Leia também:
Investimento dos fornecedores em tecnologia favorece pequenos supermercados
Seara: negócios digitais com o varejo da compra à venda ao consumidor
Notícias relacionadas

Vendas de supermercados e hipermercados caem mais que a média geral do varejo no 3º tri

Svetofor: grupo russo anuncia chegada ao Brasil com bandeira Vantajoso

Kellanova reforça parcerias com varejo e amplia foco em execução no ponto de venda
