SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

#TopTrade2025: Super Maxi promove alta de até 140% nas vendas com reestruturação do calendário promocional

04/12/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

atacarejos hipermercados BTG Pactual Pesquisa

Penetração de atacarejo cresce 11 p.p em quatro anos enquanto hipermercado cai

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/02/2024


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Nos últimos quatro anos, os atacarejos aumentaram sua penetração entre os consumidores brasileiros de 62% para 73%, mais de 10 p.p. Assim, o formato atualmente alcança cerca de três quartos dos domicílios. 

[noticiasRelacionadas]

Em movimento contrário, os hipermercados apresentaram queda entre 2019 e 2023, passando de 46% para 35%, algo que também tem impulsionado a expansão do modelo de cash & carry.

Os dados pertencem ao relatório do BTG Pactual , e segundo os analistas responsáveis pelo estudo, o atacarejo tem se mostrado o formato de varejo de alimentar mais resiliente no Brasil, apesar de uma certa saturação advinda do crescimento acelerado dos últimos anos.

Os especialistas ainda afirmam que nacionalmente, o papel antes ocupado pelos hipermercados como lojas de suprimento geral foi substituído pelo cash & carry.

 O relatório também comenta sobre os principais players que impulsionam esse movimento – Assaí, Atacadão, e Grupo Mateus, além de vários outros players regionais; responsáveis por entregar um crescimento acima da média e atraírem os consumidores que anteriormente faziam suas compras em outros formatos.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:atacarejos, hipermercados, BTG Pactual, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AdobeStock_1526526567Mintel

Saiba quais tendências devem guiar o consumo em 2026

promoçõesConsumo

Black Friday antecipa compras de fim de ano e refaz calendário de consumo

AdobeStock_1799105767_Editorial_Use_OnlyConsumo

Alimentos e bebidas lideram intenção de compra na Black Friday

AdobeStock_349130869Consumo

Ruptura cai para 11% em outubro, o menor nível de 2025

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados