Páscoa: novos hábitos mudam estratégias para data
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/02/2019
As parreiras lotadas de ovos de chocolate vão continuar atraindo muita gente à sua loja, mas o comportamento do consumidor no momento mais aquecido para o mercado de chocolates está em transformação, e sua empresa não pode fechar os olhos para a nova realidade.
Entregas por aplicativos
Conveniência é a palavra-chave para o consumidor dos novos tempos, especialmente aqueles que moram em cidades maiores ou que têm pouco tempo disponível. Ciente disso, Nestlé vem realizando na data uma parceria com o aplicativo de entrega de alimentos UberEATS. No primeiro ano da ação, durante a semana da Páscoa os consumidores da Grande SP puderam fazer pedidos dos principais ovos de Nestlé e Garoto por meio do app para recebê-los em um tempo médio de apenas 35 minutos. Entregas foram feitas até mesmo no domingo de Páscoa. No ano passado, houve até promoções: em uma delas, quem comprasse duas semanas antes da Páscoa pelo UberEATS ganhava 30% de desconto. Nas primeiras três semanas de comercialização, as vendas já tinham mais do que dobrado em comparação com a Páscoa anterior. Há quase um ano e meio, a empresa mantém no aplicativo a loja virtual ChocoStore Nestlé, com grande parte de seu portfólio disponível para entrega rápida em algumas cidades durante todo o ano. Em setembro de 2018, foi a vez de estrear loja virtual no aplicativo Rappi, que promete delivery de tudo. Além do público da Grande SP, as compras podem ser feitas por consumidores de Curitiba e Belo Horizonte.
Esse tipo de iniciativa tende a se popularizar, uma vez que os aplicativos, como se sabe, vieram para impactar os hábitos de consumo. Muitos varejistas já realizam parcerias com os apps para delivery, como o próprio Rappi. Vale, portanto, analisar se cabe nas estratégias do seu supermercado a comercialização de ovos de Páscoa por meio de algum aplicativo. Para quem ainda não utiliza esse recurso, um bom ponto de partida para testar a ideia pode ser trabalhar na loja virtual um mix reduzido de chocolates e limitar a venda a um espaço restrito de tempo. Tendo bons resultados, o caminho pode ser ampliar a oferta a partir do ano que vem, corrigindo eventuais problemas.
COMO FORAM AS VENDAS POR REGIÃO EM 2018
Região |
Evolução Abril 2018 x Abril 2017 (%) |
Grande SP | estável |
Sul | 4,7 |
Centro-Oeste | - 1,2 |
Leste + Interior RJ | 4,5 |
Interior SP | estável |
NO e NE | 1,3 |
Grande RJ | estável |
Fonte Kantar Worldpanel
DISTRIBUIÇÃO DAS VENDAS DE OVOS DE PÁSCOA
40% Infantis 60% Adultos
Plataforma em evolução
69% Esse foi o crescimento nas vendas pela internet de ovos de Páscoa
365% de crescimento nas vendas online foi observado em chocolates em barra durante 30 dias até a Páscoa no ano passado
Barras e itens de bombonière
As barras saltaram de R$ 537 mil em vendas online no período sazonal de 2017 para quase R$ 2,5 milhões. Além do consumidor, quem faz chocolate artesanal também compra nesse canal. Considerando todo o segmento de bombonière, o e-commerce saiu de R$ 1,4 milhão em 2017 para R$ 4,1 milhões na data em 2018 – alta de 183%. Segundo Keine Monteiro, head de inteligência da Ebit/Nielsen, é comum os consumidores aproveitarem que já estão pagando o frete e incluir outros itens do carrinho virtual de compras, principalmente nas grandes capitais.
Novo estágio da compra online
A disponibilidade para comprar chocolate pela internet tem a ver com o amadurecimento da relação do brasileiro com o comércio eletrônico e também com a sofisticação da oferta em lojas virtuais. Keine Monteiro, da Ebit/Nielsen, lembra que no passado os itens mais procurados em lojas virtuais eram aqueles sem tanta urgência dos clientes em recebê-los, como livros. Ao sentir confiança em comprar online, o brasileiro passou a adquirir produtos mais caros, como eletrodomésticos e eletrônicos. No estágio seguinte, outros setores quebraram barreiras, por exemplo, o segmento de moda, devido à padronização das medidas das peças. No momento atual, o setor de alimentos começa a perceber aumento do público disposto a comprar pela internet. Categorias como chocolates devem crescer e, nesse processo, avaliações positivas de consumidores ajudarão a convencer mais gente de que, ao comprar online, receberão ovos de Páscoa em ótimas condições. Daí a necessidade de garantir boa logística de entrega.
ATENÇÃO
Bombons
Foram as estrelas da Páscoa passada.
Doces em geral
Há muitos consumidores que preferem esses produtos para presentear
Fonte Mondelez
Inovações em produtos
Os mundos físico e digital andam tão próximos a ponto de serem vistos, em muitos casos, como uma coisa só. E, no ano passado, essa integração chegou até mesmo aos ovos de Páscoa. Em 2018, a marca Lacta, fabricada pela Mondelez, criou uma linha de ovos infantis com surpresas que permitiram a interação do consumidor com aplicativos digitais, conectando o consumidor fã de tecnologia com as inovações da marca. Esse exemplo mostra a importância de ficar atento a inovações de todos os fabricantes, pois elas mudam a cada ano e costumam ser alternativa para o mix da sua loja agradar à parcela de consumidores interessada em versões bem diferentes.
Agora em 2019, a Mondelez promete outras novidades. Está prevista para esta Páscoa a renovação da linha infantil com licenças novas e reconhecidas pelos consumidores. “Traremos também grandes marcas da companhia em formato de ovos de Páscoa e teremos, ainda, lançamentos na linha regular, para que cada um celebre a data do seu jeito”, garante Ricardo Reis, gerente de marketing de sazonais da Lacta. Ao todo, serão 21 produtos, dos quais três lançamentos: o ovo Bis Black, de 240 g, e também as versões de 355 g de Lacta Oreo e Ouro Branco.
Como vai ser este ano
A expectativa é de vendas maiores de ovos e de chocolates neste ano, embora a Abicab e a Mondelez não tenham divulgado números até o fechamento da edição. “Vai ter mais ovos na mesa do brasileiro este ano”, garante Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab. Em 2018 as vendas cresceram, entre março e maio, 3,8% em valor e 1% em volume, conforme dados da Nielsen