SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercados autônomos planejam abrir mais de 300 lojas em 2025

18/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Páscoa Ovos de chocolate chocolates

Páscoa: novos hábitos mudam estratégias para data

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/02/2019

As parreiras lotadas de ovos de chocolate vão continuar atraindo muita gente à sua loja, mas o comportamento do consumidor no momento mais aquecido para o mercado de chocolates está em transformação, e sua empresa não pode fechar os olhos para a nova realidade.

Entregas por aplicativos

Conveniência é a palavra-chave para o consumidor dos novos tempos, especialmente aqueles que moram em cidades maiores ou que têm pouco tempo disponível. Ciente disso, Nestlé vem realizando na data uma parceria com o aplicativo de entrega de alimentos UberEATS. No primeiro ano da ação, durante a semana da Páscoa os consumidores da Grande SP puderam fazer pedidos dos principais ovos de Nestlé e Garoto por meio do app para recebê-los em um tempo médio de apenas 35 minutos. Entregas foram feitas até mesmo no domingo de Páscoa. No ano passado, houve até promoções: em uma delas, quem comprasse duas semanas antes da Páscoa pelo UberEATS ganhava 30% de desconto. Nas primeiras três semanas de comercialização, as vendas já tinham mais do que dobrado em comparação com a Páscoa anterior. Há quase um ano e meio, a empresa mantém no aplicativo a loja virtual ChocoStore Nestlé, com grande parte de seu portfólio disponível para entrega rápida em algumas cidades durante todo o ano. Em setembro de 2018, foi a vez de estrear loja virtual no aplicativo Rappi, que promete delivery de tudo. Além do público da Grande SP, as compras podem ser feitas por consumidores de Curitiba e Belo Horizonte.

Esse tipo de iniciativa tende a se popularizar, uma vez que os aplicativos, como se sabe, vieram para impactar os hábitos de consumo. Muitos varejistas já realizam parcerias com os apps para delivery, como o próprio Rappi. Vale, portanto, analisar se cabe nas estratégias do seu supermercado a comercialização de ovos de Páscoa por meio de algum aplicativo. Para quem ainda não utiliza esse recurso, um bom ponto de partida para testar a ideia pode ser trabalhar na loja virtual um mix reduzido de chocolates e limitar a venda a um espaço restrito de tempo. Tendo bons resultados, o caminho pode ser ampliar a oferta a partir do ano que vem, corrigindo eventuais problemas.

COMO FORAM AS VENDAS POR REGIÃO EM 2018

Região Evolução
Abril 2018 x Abril 2017
(%)
Grande SP estável
Sul 4,7
Centro-Oeste - 1,2
Leste + Interior RJ 4,5
Interior SP estável
NO e NE 1,3
Grande RJ estável

Fonte Kantar Worldpanel

DISTRIBUIÇÃO DAS VENDAS DE OVOS DE PÁSCOA

40% Infantis 60% Adultos

Plataforma em evolução

69% Esse foi o crescimento nas vendas pela internet de ovos de Páscoa

365% de crescimento nas vendas online foi observado em chocolates em barra durante 30 dias até a Páscoa no ano passado

Barras e itens de bombonière
As barras saltaram de R$ 537 mil em vendas online no período sazonal de 2017 para quase R$ 2,5 milhões. Além do consumidor, quem faz chocolate artesanal também compra nesse canal. Considerando todo o segmento de bombonière, o e-commerce saiu de R$ 1,4 milhão em 2017 para R$ 4,1 milhões na data em 2018 – alta de 183%. Segundo Keine Monteiro, head de inteligência da Ebit/Nielsen, é comum os consumidores aproveitarem que já estão pagando o frete e incluir outros itens do carrinho virtual de compras, principalmente nas grandes capitais.

Novo estágio da compra online
A disponibilidade para comprar chocolate pela internet tem a ver com o amadurecimento da relação do brasileiro com o comércio eletrônico e também com a sofisticação da oferta em lojas virtuais. Keine Monteiro, da Ebit/Nielsen, lembra que no passado os itens mais procurados em lojas virtuais eram aqueles sem tanta urgência dos clientes em recebê-los, como livros. Ao sentir confiança em comprar online, o brasileiro passou a adquirir produtos mais caros, como eletrodomésticos e eletrônicos. No estágio seguinte, outros setores quebraram barreiras, por exemplo, o segmento de moda, devido à padronização das medidas das peças. No momento atual, o setor de alimentos começa a perceber aumento do público disposto a comprar pela internet. Categorias como chocolates devem crescer e, nesse processo, avaliações positivas de consumidores ajudarão a convencer mais gente de que, ao comprar online, receberão ovos de Páscoa em ótimas condições. Daí a necessidade de garantir boa logística de entrega.

ATENÇÃO
Bombons
Foram as estrelas da Páscoa passada.
Doces em geral
Há muitos consumidores que preferem esses produtos para presentear
Fonte Mondelez

Inovações em produtos

Os mundos físico e digital andam tão próximos a ponto de serem vistos, em muitos casos, como uma coisa só. E, no ano passado, essa integração chegou até mesmo aos ovos de Páscoa. Em 2018, a marca Lacta, fabricada pela Mondelez, criou uma linha de ovos infantis com surpresas que permitiram a interação do consumidor com aplicativos digitais, conectando o consumidor fã de tecnologia com as inovações da marca. Esse exemplo mostra a importância de ficar atento a inovações de todos os fabricantes, pois elas mudam a cada ano e costumam ser alternativa para o mix da sua loja agradar à parcela de consumidores interessada em versões bem diferentes.

Agora em 2019, a Mondelez promete outras novidades. Está prevista para esta Páscoa a renovação da linha infantil com licenças novas e reconhecidas pelos consumidores. “Traremos também grandes marcas da companhia em formato de ovos de Páscoa e teremos, ainda, lançamentos na linha regular, para que cada um celebre a data do seu jeito”, garante Ricardo Reis, gerente de marketing de sazonais da Lacta. Ao todo, serão 21 produtos, dos quais três lançamentos: o ovo Bis Black, de 240 g, e também as versões de 355 g de Lacta Oreo e Ouro Branco.

Como vai ser este ano

A expectativa é de vendas maiores de ovos e de chocolates neste ano, embora a Abicab e a Mondelez não tenham divulgado números até o fechamento da edição. “Vai ter mais ovos na mesa do brasileiro este ano”, garante Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab. Em 2018 as vendas cresceram, entre março e maio, 3,8% em valor e 1% em volume, conforme dados da Nielsen

COMPARTILHAR
TAGS:Páscoa, Ovos de chocolate, chocolates
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Chocolates - Adobe StockSazonalidade

65% dos consumidores pretendem gastar acima de R$ 100 com produtos típicos da Páscoa

ovos de chocolatechocolate

Páscoa impulsiona vendas e ativações no varejo supermercadista

Gerenciamento por categorias de chocolate MondelezPesquisa

Páscoa 2025 deve se manter estável apesar da alta nos preços

Ovos Mantiqueira- Jumbo - 15g de proteínaMantiqueira Brasil

Mantiqueira Brasil renova embalagens e aposta no alto teor proteico

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados