SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aumento nos preços e alta competitividade muda cenário de ofertas do varejo na Páscoa

05/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Páscoa 2024 Horus

Páscoa deve trazer um crescimento de 8% a 10% neste ano

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/02/2024


Foto: Divulgação

Mesmo que ainda seja um ícone da Páscoa, o consumo de ovos de chocolate vem apresentando redução do crescimento. O shopper tem diversificado sua cesta pascoalina com bombons e barras, que cresceram, respectivamente, mais de 60% e 30%, de acordo com levantamento da Horus. 

Por isso, a indústria tem buscado se adaptar e vem criando produtos diferenciados, com menor desembolso, e alternativas ao tradicional chocolate em formato de ovo, como as barras recheadas e caixas com embalagem presenteável.

64,7% e 59,2% Participações em volume e valor, respectivamente de chocolates e bombons no varejo alimentar na Páscoa 2023

30,7% e 34,1% Volume e valor das barras de chocolate nos meses de março e abril do ano passado

1,7% e 5,5% Volume e valor dos ovos e chocolates no período de Páscoa no varejo alimentar em 2023

Fonte: Horus | Canal: Total C&C e AS | Geografia: Total Brasil | Período: março e abril de 2023


Chocolate de dinossauro? O Carrefour na França desenvolveu por meio de sua marca própria um formato diferenciado. O chocolate de dinossauro surpreendeu o público que estava acostumado a somente associar a data aos coelhos, chamando a atenção de crianças e jovens. Foto: Simone Terra

Estimativas de vendas para 2024

Este ano, a Páscoa foi antecipada para março, o que pode ser mais um desafio, já que, além de ser fim de mês, antes do pagamento, ainda está muito próxima dos gastos de festas, férias e início de ano, com impostos e início do ano letivo.

“A Páscoa será mais cedo, em 31 de março, e historicamente esse fator contribui para um período mais desafiador, pois as vendas dependem do desembolso disponível do shopper. Apesar disso, quando o objetivo é presentear, os ovos continuam atraindo, e ainda acredito em um cenário positivo com a melhora dos índices econômicos”, comenta
Renato Zanoni, responsável pelas operações comerciais da Ferrero no Brasil

 

Apesar disso, a previsão da Ferrero é que o mercado fique estável ou tenha uma pequena retração. Em 2023, a empresa cresceu 10% e 20%, respectivamente, em volume e valor em relação ao ano anterior.

“Acreditamos que ainda exista uma demanda reprimida de parte de nosso portfólio e por isso prevemos um crescimento de um dígito em volume e acima de 10% em valor. Ou seja, ainda vemos espaço para ganhar participação de mercado”, conta Renato Zanoni, responsável pelas operações comerciais da Ferrero no Brasil.

Mondelez  também espera um crescimento mais contido de cerca de 8%, conforme aponta Juliana Bonamin, vice-presidente de vendas da Mondelez Brasil. Além de menos dinheiro no bolso do shopper para gastar no varejo, há outro desafio que começa lá na indústria e impacta os preços finais: o aumento dos custos de insumos para a produção de chocolate.

Fernanda Sequetto, gerente de marketing da  Harald  no Brasil, diz que já no ano passado o preço do cacau aumentou 60%. “Equilibrar essa mudança drástica na operação minimizando o repasse para o consumidor exige um exercício de planejamento substancial”, explica.

O outro lado da questão

Fernanda espera crescimento tendo em vista essa tendência dos consumidores de buscar experiências mais personalizadas e sofisticadas, afastando-se da abordagem tradicional de simplesmente comprar ovos de chocolate. Por isso há uma aposta nas vendas de chocolates fracionados, coberturas e itens de confeiteiro.

Apesar dos desafios, o crescimento das vendas no período de Páscoa deste ano deve ser entre 8% a 10%, de acordo com expectativas do mercado em função da retração do consumo e aumento dos custos de produção do chocolate.

Indústria diversifica o mix para atender todos os bolsos durante a Páscoa

Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro de 2024 da SA+ Ecossistema de Varejo. Leia a edição completa AQUI .

Para ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+Trade nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook  

 

COMPARTILHAR
TAGS:Páscoa 2024, Horus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Páscoa Savegnago SupermercadosPesquisa

Supermercados e hipermercados apresentam aumento de cerca de 4,2% na Páscoa

Shopee registra aumento de 47% na venda de ovos de PáscoaE-commerce

Shopee registra aumento de 47% na venda de ovos de Páscoa

Chocolates - Adobe StockSazonalidade

65% dos consumidores pretendem gastar acima de R$ 100 com produtos típicos da Páscoa

Gerenciamento por categorias de chocolate MondelezPesquisa

Páscoa 2025 deve se manter estável apesar da alta nos preços

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados