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Parceria entre varejo e fornecedores melhora performance operacional dos açougues

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/07/2023

1- Açougue Mais (Marfrig)

Aumentar as vendas dos varejistas, melhorar o relacionamento deles com o consumidor e incrementar a performance operacional do açougue são objetivos do projeto implementado pela Marfrig. Para isso, os colaboradores do varejo são orientados sobre como reduzir desperdícios, cortar e limpar a carne da forma ideal, evitar deterioração e contaminação dos produtos, bem como armazenar as carnes adequadamente. Eles também recebem orientações sobre limpeza e organização do setor, manuseio de carnes e a forma de apresentação dos produtos em bandejas e nos balcões.

150 lojas concentradas, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, fazem parte do programa
41% crescimento das vendas do açougue no ano passado nos pontos de venda onde o projeto está implementado
26% aumento da receita dessas lojas em 2022
41% crescimento das vendas do açougue no ano passado nos pontos de venda onde o projeto está implementado
11% avanço em volume nos mesmos clientes no 1º semestre/2023
até 3,2% acréscimo na margem com o Açougue Mais nos varejistas que já atuam com o projeto de janeiro até junho/2023. Esse avanço ocorre sobre taxas de aumentos já acumuladas em anos anteriores

2- Açougue Mais (Marfrig) Açougue Completo (Frigol)

As redes paulistas Enxuto, Hirota e Shibata estão entre os clientes da empresa que participam do seu projeto, que visa tornar a seção de açougue mais eficiente, com redução de perdas, e atrativa para o consumidor final. Para isso, o programa inclui comunicação visual na seção, apresentação dos produtos, cortes diferenciados, além de disseminação de conhecimento para os funcionários dos clientes e intercâmbio técnico. Existem dois modelos encontrados no varejo atualmente. Um que tem todo esse apoio técnico e suporte na área de vendas e outro que consiste apenas na comercialização de produtos que levam o selo Açougue Completo, já totalmente padronizados

50 lojas participam do modelo completo do projeto
1.000 unidades trabalham com a linha padronizada, que leva o selo do programa
10% a 30% Alta no consumo do açougue nas lojas que trabalham no modelo completo

3- Friboi+ Seu Açougue Nota 10 e Espaço Churrasco (JBS)

Empresa com o maior número de lojas participantes dos seus programas, considerando os da Seara e os da Friboi, a fabricante soma mais de 4.000 lojas parceiras. Só no Friboi+ Seu Açougue Nota 10, que existe desde 2001, são mais de 2.500 unidades que contam com a linha exclusiva Friboi Reserva, treinamento de colaboradores, padronização no serviço, exposição diferenciada, etc. A expertise no programa permitiu a criação do Espaço Churrasco, que visa oferecer uma solução de compras ao reunir as proteínas presentes no churrasco: a bovina, por meio da marca Maturatta, e as de frango e suína, comercializadas pela Seara. A ambientação também faz parte do projeto, que pode ser adaptado conforme o tamanho da loja. “Estamos trabalhando as sazonalidades, como Verão, Dia das Mães e outros, que permitem ativar o consumo no ponto de venda”, diz Anne Napoli, diretora de marketing da marca.

500 lojas do varejo têm o Espaço Churrasco implementado
25.000 profissionais de açougue de varejistas são treinados no programa Friboi+ Seu Açougue Nota 10
50% de recuo nas quebras da seção, em média, nas lojas que fazem parte desse projeto

Fotos: Freepik/Divulgação

Matéria originalmente publicada na  edição de julho da SA+  .

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