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01/06/2025
Para CEO do Magazine Luiza, é preciso se concentrar no que as empresas podem fazer
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/03/2021
Foto: Flickr
“Não consigo extrair muito valor de lamentações sobre o que não funciona. Em 63 anos de existência, a empresa passou por todo tipo de dificuldade, mas se concentrou no que poderia fazer e nas oportunidades que existem, mesmo em situações de turbulência.” A frase, extraída de entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo na semana passada, é de Frederico Trajano, CEO do
Magazine Luiza
.
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Mesmo nadando de braçada nas vendas online (crescimento de 121% no 4º trimestre de 2020), a companhia tem sentido o lockdown das lojas físicas. Hoje, 600 das 1.300 unidades estão fechadas e Trajano acredita que outras serão afetadas ao longo do ano, em função dos “erros graves” na condução da crise sanitária, o que inclui vacinação sujeita a ruptura e, portanto, bem mais lenta do que o desejável. “Por mais que as pessoas protestem contra o isolamento, é a única coisa que funciona”, declarou ao jornal.
O pessimismo, entretanto, para por aí. Segundo o empresário, não se pode ignorar os avanços dos últimos quatro anos, entre eles, a aprovação das reformas previdenciária e trabalhista, o marco civil da internet e o de saneamento, além dos juros mais baixos da história que, mesmo subindo, continuarão aquém do passado recente. Em outras palavras, ele acredita que a economia está pronta para destravar e gerar melhores negócios para todos.“Faltam as reformas tributária e administrativa, mas o grosso já foi feito”, comentou.
Trajano afirmou ainda que a digitalização e o e-commerce do varejo brasileiro continuam sendo uma oportunidade, e que, apesar de tudo, o setor deve sair fortalecido da pandemia.
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