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Papo de Varejo destaca características do líder de um time vencedor

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/04/2022

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Foto: Stock Adobe

 

As empresas têm passado por mudanças muito grandes nos últimos dois anos em seu modelo de negócios. Como acompanhá-las e entender as expectativas da equipe, desenvolvendo melhor seu potencial e, consequentemente, trazendo mais resultados para a empresa, foi o tema do Papo de Varejo de ontem, dia 13 de abril, que contou com a participação Tania Moura, conselheira e consultora em Gente & Gestão, e Ricardo Angnes, sócio-diretor da Upsales Consulting .


Os convidados ressaltaram a importância do papel dos líderes na busca por soluções para tantos desafios que surgem, afinal, o cliente muda, a equipe muda, e as decisões precisam ser pautadas em números e tendências, mas também contar com a participação dos colaboradores, que devem receber um apoio humanizado.  

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“Um bom líder vai falar de fatos e dados, abrir números para a equipe durante as reuniões, que não podem ser um monólogo. Ele precisa saber ouvir os colaboradores, que têm que participar. E na próxima reunião fazer follow up do que se prometeu. Isso traz confiança pela honestidade com as informações, assim como cumprir o que promete, acolher sugestões e reconhecer a contribuição”, afirma Angnes. 


O especialista diz que para inspirar pessoas é necessário conhecê-las e estar aberto ao diálogo para falar da cultura da companhia e entender a contrapartida. “Se observarmos, empresas que duram mais de cem anos têm líderes que se aproximam das pessoas, as percebem e captam sua essência. É assim que se cria um time vencedor”. 


Tania ressalta que o líder não precisa ter todas as respostas, por isso, humildade para pedir ajuda faz parte do processo. “Nesses tempos modernos, precisamos aprender a aprender. Um CEO também tem o desafio, como todos os lideres, de aprender como liderar nesses novos tempos”. 


Neste contexto, a saúde emocional dos colaboradores faz toda diferença, e do líder também, pois uma pessoa insatisfeita com o trabalho ou em um mal momento contagia a equipe, minando a produtividade e comprometimento das pessoas. “O líder precisa ser mais completo, ser inspirador e regedor, saber trabalhar a questão da igualdade, do bem-estar, inclusão e diversidade. Ele precisa criar um ambiente de trabalho onde haja menos corrupção e assédio”, afirma o sócio-diretor da  Upsales Consulting .


O modelo de ‘eu tenho a verdade absoluta porque sou chefe’ já não se aplica aos dias de hoje de acordo com a consultora em Gente & Gestão. “Dar bronca na frente de todos, humilhar, fazer piadas e cobranças incabíveis não cabe mais. E isso mexe muito com os líderes mais tradicionais. É um desafio que se resolve com empatia e compaixão. As empresas perceberam que se o cliente não está bem e o colaborador não está bem, não tem negócio. Entenderam que precisam também ter uma postura social, não esperar só das ongs e governos”. 


Confira o webinar completo no canal da SA Varejo:

 


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