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22/02/2025
Oxxo e Nestlé conversam sobre as particularidades do trade no formato de proximidade
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/09/2023
RENATO GIAROLA - HEAD DA SA+ TECH E EX-GPA E DIA. Fotos: André Personal
O crescimento do modelo de proximidade exige um maior entendimento dos objetivos de compras do consumidor que frequenta essas lojas para se adaptar às particularidades de cada PDV e assim potencializar a estratégia de trade. Personalização, inteligência no sortimento e integração física e digital são essenciais para isso.
Giarola moderou esse debate e ressaltou o foco que os grandes varejistas vêm dando ao modelo de proximidade, assim como quanto esse segmento vem diversificando subformatos, como as unidades autônomas, que estão cada vez mais presentes nos condomínios das grandes cidades.
VISÕES DO VAREJO
CAMILA ASSIS - HEAD DE MARKETING E COMUNICAÇÃO EXTERNA DO GRUPO NÓS (OXXO E SHELL SELECT). Fotos: André Personal
Com a OXXO e a Shell Select, o Grupo Nós possui a maior cadeia de conveniência e proximidade do mundo, segundo Camila Assis, head de marketing. Na empresa, as iniciativas de trade se concentram mais ao nível da estratégia das necessidades do shopper do que das categorias.
Os principais pilares são a execução promocional e o material no PDV; as campanhas motivacionais; o entendimento contínuo do mercado; projetos de inovação; planejamento para o futuro; e acompanhamento da expansão, para o cliente encontrar sempre uma execução perfeita.
“Nossos desafios futuros são os projetos que temos junto às indústrias para nossa avenida de crescimento”, afirmou. Entre eles, além da manutenção dos pontos citados acima, estão atenção às tendências e digitalização com integração on e off.
VISÕES DA INDÚSTRIA
FELIPE VOTISCH - DIRETOR NACIONAL DE TRADE MARKETING E MERCHANDISING DA NESTLÉ BRASIL. Fotos: André Personal
A área de Trade Marketing tem como objetivo fazer da Nestlé uma referência no mercado em desenvolvimento de categorias, contribuindo para que suas marcas liderem esse movimento e encantem o shopper em todos os pontos de contato. “A cultura de sell out tem sido construída por meio da ‘Tríplice Vencedora’, que envolve o impacto no shopper, seja online ou offline, geração de demanda com valor aos clientes e maximização das vendas para o consumidor com a otimização de recursos”, afirmou.
Antes de iniciar qualquer plano comercial, a Nestlé busca entender qual a missão do shopper e seu planejamento de compras. Depois, analisa quem são os consumidores de cada varejo, para assim ter um portfólio sob demanda e com maior personalização, criando uma execução perfeita.
Essa matéria foi originalmente publicada na edição de Setembro
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