#TradeConnection: "Danem-se os concorrentes!", João Branco enfatiza importância de um marketing centrado nos clientesSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Facilita&Pronto projeta crescimento de 49% e se consolida com portfólio completo. Prestação de serviço é um dos diferenciais

12/08/2025

NEWSLETTER

#TradeConnection: "Danem-se os concorrentes!", João Branco enfatiza importância de um marketing centrado nos clientesSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Estratégia Inovação Trade Connection

#TradeConnection: "Danem-se os concorrentes!", João Branco enfatiza importância de um marketing centrado nos clientes

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/08/2025

João Branco

Foto: Divulgação

 

Danem-se os concorrentes! Quanto mais você olha para eles, mais parecido fica. O importante é olhar para o seu cliente” – esse foi o ensinamento central do painel “Desmarketize-se: o novo marketing não parece marketing”, que ocorreu no 3º Trade Connection com João Branco. O empresário possui mais de 20 anos de carreira em posições de liderança e foi um dos responsáveis por transformar o McDonald’s Brasil na icônica marca “Méqui”.


“Você sabe muito sobre o seu negócio e seus competidores. Mas, para se tornar a marca favorita, precisa conhecer ainda mais sobre quem está do outro lado do balcão. Qual a dor que você alivia? Qual necessidade você atende?”, questionou. Para exemplificar, João compartilhou bastidores do lançamento da linha gourmet do McDonald’s, inicialmente chamada “Signature” e, mais tarde, reformulada como “Brabos do Méqui”.


A mudança de nome consistiu em mais do que uma jogada de marketing: foi um retorno à essência da marca e àquilo que o cliente realmente valoriza. “Fizemos algo que todo o mercado estava fazendo, mas esquecemos de nos perguntar: o que o nosso consumidor espera da gente?”, contou.

“Se você se torna igual a todos, deixa de ter relevância. O segredo está em descobrir o que só você pode oferecer ao seu consumidor e colocar isso no centro da estratégia, ou melhor, no coração dela”, conta João Branco, empresário e ex-CMO do Mcdonald's

Outro ponto forte da palestra foi o apelo à autenticidade e à empatia. O especialista lembrou que marketing e trade marketing não são técnicas de “empurrar” produtos, mas sim de servir


Encerrando sua fala com um chamado à ação, João Branco incentivou os profissionais presentes a se reunir com seus times, escutar seus consumidores e redescobrir o propósito por trás de suas marcas. “Se você acha que conhece o seu cliente, talvez ainda não saiba o suficiente. Sente com ele, pergunte, observe. Só assim é possível fazer um marketing que não parece marketing, mas que transforma", explicou.


“Cada pessoa entra na sua loja por uma única razão. Qual é a ajuda que o seu cliente precisa? Mostre que se importa. Para um cliente muito satisfeito, você não tem concorrentes”, finalizou Branco. 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Estratégia, Inovação, Trade Connection
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Trade ConnectionInspiração

#TradeConnection: entenda por que retail media está em um estágio maior de maturidade no canal farma

Assaí - Fachada - BarueriInovação

Dos grandes aos pequenos varejistas, inteligência artificial ganha espaço no setor

Trade ConnectionEvento

#TradeConnection: Supernosso e Rede Sol contam como instore media têm transformado suas lojas

Magali AquinoMercado Livre

#TradeConnection: Mercado Livre reforça o potencial de sua plataforma como canal para o varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados