25/12/2025
#TradeConnection: "Danem-se os concorrentes!", João Branco enfatiza importância de um marketing centrado nos clientes
POR Barbara Fernandes
EM 11/08/2025

Foto: Divulgação
“Danem-se os concorrentes! Quanto mais você olha para eles, mais parecido fica. O importante é olhar para o seu cliente” – esse foi o ensinamento central do painel “Desmarketize-se: o novo marketing não parece marketing”, que ocorreu no 3º Trade Connection com João Branco. O empresário possui mais de 20 anos de carreira em posições de liderança e foi um dos responsáveis por transformar o McDonald’s Brasil na icônica marca “Méqui”.
“Você sabe muito sobre o seu negócio e seus competidores. Mas, para se tornar a marca favorita, precisa conhecer ainda mais sobre quem está do outro lado do balcão. Qual a dor que você alivia? Qual necessidade você atende?”, questionou. Para exemplificar, João compartilhou bastidores do lançamento da linha gourmet do McDonald’s, inicialmente chamada “Signature” e, mais tarde, reformulada como “Brabos do Méqui”.
A mudança de nome consistiu em mais do que uma jogada de marketing: foi um retorno à essência da marca e àquilo que o cliente realmente valoriza. “Fizemos algo que todo o mercado estava fazendo, mas esquecemos de nos perguntar: o que o nosso consumidor espera da gente?”, contou.
“Se você se torna igual a todos, deixa de ter relevância. O segredo está em descobrir o que só você pode oferecer ao seu consumidor e colocar isso no centro da estratégia, ou melhor, no coração dela”, conta João Branco, empresário e ex-CMO do Mcdonald's
Outro ponto forte da palestra foi o apelo à autenticidade e à empatia. O especialista lembrou que marketing e trade marketing não são técnicas de “empurrar” produtos, mas sim de servir.
Encerrando sua fala com um chamado à ação, João Branco incentivou os profissionais presentes a se reunir com seus times, escutar seus consumidores e redescobrir o propósito por trás de suas marcas. “Se você acha que conhece o seu cliente, talvez ainda não saiba o suficiente. Sente com ele, pergunte, observe. Só assim é possível fazer um marketing que não parece marketing, mas que transforma", explicou.
“Cada pessoa entra na sua loja por uma única razão. Qual é a ajuda que o seu cliente precisa? Mostre que se importa. Para um cliente muito satisfeito, você não tem concorrentes”, finalizou Branco.
Notícias relacionadas
EstratégiaLoja do futuro ainda depende do básico bem executado, aponta especialista
Gestão e negóciosOs 9 pilares do trade marketing para garantir uma boa execução
Trade MarketingÚltimas vagas! Não perca a oportunidade de participar da Missão NRF 2026 com curadoria exclusiva para o varejo alimentar
#PrêmioTopTrade2025: Jaqueline Cancela ganha troféu que reconhece maiores profissionais de trade no varejo
Barbara Fernandes
Repórter








