ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Outubro tem variação positiva em vendas nos atacarejos e supermercados grandes
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/11/2023
Foto: Adobe Stock
Na comparação com o mesmo período de 2022, outubro apresentou uma variação de vendas por canal positiva nos atacarejos e supermercados grandes. Em relação às unidades houve um acréscimo de 8% e 3,9%, respectivamente, enquanto em questão do valor foi registrado um aumento de aproximadamente 10% e 5,2% nos modelos de varejo.
[noticiasRelacionadas]
Contudo, os hipermercados e supermercados pequenos tiveram uma queda de 2,1% e 1,7% em valor e de 2,3% e 4,4% em unidades.
Os dados são do NIQ Monitor, uma cobertura da Nielsen que avalia mais de 1 milhão de PDVs no Brasil. Segundo a pesquisa, sem abertura de lojas, o Super Grande foi o único a apresentar crescimento tanto em valor como em volume.
Perecíveis frescos apresentaram um crescimento de 8,4% em unidades, seguido pela categoria Limpeza (3,8%), Bebidas (3,4%), H&B (2,6%) e a mercearia (2,3%). Em relação ao valor H&B se destaca com crescimento de 10,7%, bebidas (7,3%), mercearia (6,2%), pereciveis frescos (6,1%) e limpeza (5,8%).
As categorias com maior contribuição à retração são as carnes congeladas, seguidas pelo óleo comestível, leite asséptico e café em pó. Já as categorias destaque com maior contribuição no crescimento foram cortes bovinos, arroz, frutas, refrigerantes e cervejas.
Entre as Bebidas, as que contribuem mais negativamente são o Whisky que concentra a retração com uma queda no percentual de contribuição em valor de 91.1%, seguido pela Vodka e o Saquê. Enquanto isso, as que mais contribuem positivamente são os refrigerantes, cervejas e sucos prontos para beber.
Já na categoria de H&B, os desodorantes lideram na contribuição positiva, seguidos pelos produtos de tratamento de pele e de cabelo. Contudo, talcos, esponjas/toucas/escovas e o antisséptico para a mão contribuem negativamente.
Para o mês atual a expectativa é positiva. Segundo o documento, novembro dá início, com a Black Friday, ao período mais forte de vendas para o varejo no ano. Por isso, saber direcionar onde estão as maiores oportunidades e capitalizá-las é uma vantagem relevante.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Supermercados devem ter avanço de quase 2% nas vendas entre fevereiro e abril

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados
