Olho aberto: trade marketing é relação ganha-ganha e demanda confiança mútua

Avaliação:

(2 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Planos e relacionamento alinhados trazem um resultado muito melhor para varejo e indústria


Foto: Divulgação


Que, de forma geral, varejo e indústria estão em estágios de desenvolvimento diferentes em relação ao trade marketing é fato. Porém, como essa é uma parceria que demanda um envolvimento alinhado de ambas as partes, a relação precisa amadurecer para essa poderosa ferramenta de venda trazer resultados ainda melhores.

Essa foi uma das nuances debatidas em conversa entre Sergio Alvim, CEO da SA+ Ecossistema de Varejo, e Eduardo Jaime, sócio-diretor da SA+ Trade, durante  PAPO DE TRADE , apresentado por Alessandra Morita, head de conteúdo da SA+ Ecossistema de Varejo. 

Todos na mesma página 

Para trazer um melhor alinhamento entre varejo e indústria nas ações de trade marketing, Eduardo Jaime sugere iniciar o processo realizando um mapeamento dos ativos trade e o que é aderente com a empresa parceira. Diante das informações, deve-se conversar com a indústria para escutá-la. 

"Não adianta ir com um pacote pronto sem ouvir o outro lado. A relação é ganha ganha. Fazer o mapeamento e customizar com o parceiro vai diminuir muito essa distância. Cada categoria e segmento tem um interesse", destacou. 

Tanto varejo quanto indústria precisam entender um ao outro como únicos e personalizar as ações. "É preciso acompanhar mês a mês o que foi acordado no planejamento. Nem precisa ter uma área trade orgânica, precisa potencializar suas áreas trade", ressalvou.   

O papel da indústria nessa evolução 

Sergio Alvim ressaltou que não há vilão nessa história e que a indústria também tem seu papel na construção de uma outra mentalidade. Ele acredita que a indústria não deve dar somente a verba e pronto. Precisa mostrar soluções e dados que comprovem aquele possível resultado.

"Cabe à indústria também mudar esse jogo. Porque dar a verba resolve um problema comercial, mas será que está construindo uma relação boa de longo prazo e desenvolvendo a categoria ou só cumprindo a meta do mês?", questionou.

"Todos temos que refletir o que estamos fazendo e pensar no que cada um pode fazer para melhorar e ser competitivo, não só hoje como amanhã, para a sustentabilidade do negócio", acrescentou.

Como criar confiança de ambas as partes 

Cumprir o que promete é a premissa básica para construir uma relação de confiança na opinião de Sergio Alvim. "Tem que ter transparência e entregar o combinado. O varejo, por sua vez, executar o que promete de contrapartida nas ações. Para que todos evoluam tem que haver confiança". 

Para ajudar nesse desenvolvimento do trade marketing e melhorar a conexão nas realização das ações, a SA+ Trade vai promover o evento Trade Connection, que vai reunir, no dia 29/08, das 8:00h às 19:30h, em São Paulo, os maiores especialistas da área.  SAIBA MAIS SOBRE O TRADE CONNECTION  (((VAGAS LIMITADAS)))

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn ,   Instagram   e    Facebook 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade