SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

31/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Horus Estratégia Comportamento de Consumo

O que nos mostram as vendas do varejo alimentar

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/02/2022

Foto: iStock

O consumo no ano de 2021 foi muito impactado pelo aumento dos preços dos produtos, explicado pela alta do dólar e pelo desequilíbrio entre a oferta e a demanda de insumos e matérias- -primas, que puxam o custo de produção para cima. O resultado disso nas compras do consumidor é retratado no estudo “Mapa de Consumo”, realizado pela Horus, que analisou mensalmente 6,8 milhões de notas fiscais durante o ano passado, contemplando shoppers de todo o País.

[noticiasRelacionadas]

Mas, qualquer que tenha sido a origem dos aumentos, o fato é que inflação reduz o poder de compra dos consumidores. Um dos reflexos disso é que apenas 2% das 300 categorias analisadas aumentaram a presença nas compras de forma significativa. Diante desse cenário, não é de se admirar que o cash & carry, pela proposta de preço baixo, tenha ampliado a preferência entre os consumidores. Em 2021, a incidência do canal sobre o total de notas fiscais estudadas aumentou 7,4 pontos percentuais sobre o ano anterior. Confira as principais conclusões da Horus.

“Quando se analisa o valor do tíquete médio, 30% das categorias apresentaram avanço superior a 10%. O destaque é o café em pó e em grãos, que aumentou 32,1%, impulsionado pela alta de cerca de 50% no preço em 2021, segundo dados do IBGE”
Luiza Zacarias - Diretora de novos negócios da Horus



Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                           LinkedIn                                                                                                          ,                                                                                                          Instagram                                                                                                          e                                                                                                          Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:Horus, Estratégia, Comportamento de Consumo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para petsConsumo

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para pets

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisas

Missões de abastecimento crescem 15% nos supermercados de vizinhança

Adobe StockPesquisa

Nordeste lidera o aumento de preço da cesta básica em abril

trade marketingComunicação

Workshop Trade SP aponta caminhos para um Trade Marketing mais estratégico

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados