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O ganha-ganha dos regionais: 74% dos brasileiros apostariam e gastariam seu dinheiro em marcas locais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/09/2022


Foto: Freepik

Não é à toa que a tendência de valorização de fornecedores locais é apontada pela Euromonitor International como uma das 10 principais no mundo. Priorizar empresas da região e pequenos produtores garante um cuidado mais de perto com a produção, preços mais competitivos e agilidade na logística. O consumidor também olha para esse tipo de produto com maior apreciação.

“As marcas locais acabam se destacando, oferecendo produtos mais saudáveis, sustentáveis e com propósito”, explica Leila Okumura, cofundadora da Local.e, startup que conecta varejo a marcas regionais. “Ajudar o comércio local e a indústria pequena gerando emprego é ótima oportunidade para o varejista aproveitar, valorizando os produtos regionais, agregando valor à sua marca e consolidando essa empresa”, completa Ederson Varejo, fundador da consultoria Evarejo.

75% DOS BRASILEIROS apostariam e gastariam seu dinheiro em marcas regionais

28% DAS PESSOAS globalmente procuraram por produtos de origem local no ano passado

01. IMEC

Produtos locais na liderança das vendas
A rede Imec, que possui 27 supermercados Imec e 11 atacarejos com a bandeira Desco no Rio Grande do Sul, conta, entre os fornecedores que abastecem suas lojas, com 80 regionais que são líderes de vendas e têm o objetivo de complementar marcas próprias e exclusivas.

15% DESSAS MARCAS são responsáveis por 80% das vendas dos regionais

14,3% DAS VENDAS da varejista são de produtos locais

Dados: 1º semestre 2022

“Pretendemos aumentar ainda mais a participação das regionais no sortimento e projetamos o dobro do crescimento para nossos formatos”
Leonardo Taufer - CEO da Rede Imec

Ranking de vendas em diversas categorias

  • 1ª em guaraná e 3ª em refrigerantes: Fruki
  • 1ª em gomas e marshmallow: Docile
  • 1ª em ovos de Páscoa: Divine
  • 1ª em espumantes: Garibaldi
  • 1ª em catchup: Oderich
  • 1ª em papel higiênico: Astória
  • 2ª em barras de chocolates: Neugebauer
  • 2ª em massas e biscoito: Orquídea
  • 2ª na categoria de limpeza doméstica: Girando Sol

Algumas das vantagens dos regionais para o Imec

  • Baixa ruptura
  • Lead time de entrega significativamente menor
  • Maior flexibilidade nas negociações, já que têm atuação mais concentrada
  • Fácil adaptação ao cliente
  • Extrema rapidez na tomada de decisão
  • A maioria está muito bem estruturada para concorrer no mercado

“A grande vantagem dos fornecedores regionais é trazer competitividade para as categorias quando medem forças com as marcas líderes e nacionais, o que aumenta o desempenho e a rentabilidade das vendas”
Leonardo Taufer - CEO do Imec

Pequenos x grandes

Na opinião do executivo, um desafio é que algumas marcas pecam por falta de inovação e de compatibilidade entre preço e qualidade dos produtos, e investem pouco em trade marketing e e-commerce. Em contrapartida, trabalham com preços sensivelmente abaixo dos das grandes marcas, embora tenham evoluído muito nos últimos anos. “Geralmente elas atuam em uma faixa de preço intermediária, com bom nível de qualidade”, avalia.

02. CSD

Sempre ampliando a presença dos locais
Com 41 lojas, entre supermercados Cidade Canção e atacarejos Stock, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, o Grupo CSD possui 533 indústrias regionais para abastecer suas unidades.

28% a 35% DAS VENDAS no alimentar e não alimentar são representadas pelas indústrias

60% DAS VENDAS do departamento são de itens dos fornecedores de hortifrútis

“Com produtos que participam consideravelmente bem nas vendas, é possível tensionar as negociações, pois a régua dos produtos regionais não pode ser inferior à do líder”
Marcos Pozzi - Diretor comercial do Grupo CSD

Vantagens para a rede

  • Maior eficiência da cadeia logística e tributária
  • Relação muito próxima com as cooperativas do Estado, que fornecem várias categorias
  • Produtos de qualidade
  • Baixa ruptura
  • Bom atendimento
  • Investem em promotores, calendário promocional e plano de lançamentos
  • No e-commerce, apostam em banner, calendário digital, entre outras ações

“Os regionais cresceram com a pandemia porque puderam se aproveitar da localização próxima e tiveram de repensar os planos. Isso favoreceu o consumidor e a nós também, já que a lucratividade oferecida por eles é percentualmente importante”
Marcos Pozzi - Diretor comercial do Grupo CSD

Marcas fortes

  • Perecíveis gelados: Canção, Copacol, Frimesa, Lar
  • Iogurtes: Vida Ativa e Lactobom
  • Higiene e Limpeza: Crivialli
  • Suco: Prat´s
  • Commodities: Carolina, Cocamar, Coroa, Coamo, Jandaia

Fotos: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de setembro/2022

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