SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercado autônomo pretende abrir mais de 300 unidades neste ano

14/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

atacarejos Cash & Carry

O crescimento do atacarejo se sustenta nos próximos anos?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/05/2024

O crescimento do atacarejo se sustenta nos próximos anos?

Foto: Divulgação

De janeiro a abril deste ano, o cash & carry registrou no conceito mesmas lojas uma queda de 2% em unidades e um ligeiro avanço de 0,2% em valor, de acordo com pesquisa da NielsenIQ. O desempenho nas unidades já existentes têm intensificado o debate sobre a saturação ou não do formato. 


Em sua participação no programa Papo de Varejo, realizado em abril último, Alberto Serrentino, fundador da consultoria de varejo  Varese Retail , comentou que o excesso de lojas contribui para a produtividade média dos atacarejos vir declinando de maneira generalizada.

Dessa forma, disse o especialista, começa a ocorrer uma “seleção natural”, com mais os fortes avançando e os mais fracos precisando se esforçar para acompanhar. 

“Os espaços para expansão orgânica de qualidade vão ficar menores daqui para a frente. Ainda teremos fusões e aquisições. Porém, à medida que se esgotam os ativos de lojas conversíveis, a tendência é alcançar um patamar de estabilidade, com crescimento marginal. Inevitavelmente vão prevalecer os mais competitivos e competentes”, prevê. 


Expansão rumo ao interior


Sérgio Leite, diretor da divisão São Paulo do Assaí Atacadista, que também participou do Papo de Varejo, não crê na desaceleração do formato.


“Embora saibamos que a capacidade de penetração é finita, não enxergamos o ponto de saturação próximo, pois há muitos mercados ainda pouco explorados. Mapeamos diversas cidades brasileiras com mais de 150 mil habitantes nas quais não há loja do Assaí”, diz.


“Temos consciência de que nesses locais o supermercado costuma cumprir o papel de varejo abastecedor, então estudamos, com cautela, os próximos passos, sempre acreditando que há muita pista para continuar crescendo”, acrescenta o diretor.


Serrentino avalia que “o Assaí é o campeão em expansão dos atacarejos porque sabe interpretar as diferenças regionais”, ao passo que Leite reforça que a prosperidade do negócio está associada a uma sintonia ainda mais fina.


“As variações ocorrem não apenas de uma região para outra, entre cidades, bairros ou microrregiões; elas existem até mesmo entre lojas localizadas na mesma área. Assim, tentamos concentrar a atenção nos desejos do consumidor, seja ele pessoa jurídica (sempre no nosso radar) ou pessoa física, que nos traz informações valiosas sobre nichos nos quais expandir serviços”, afirma.

“Por tudo isso é que um dos segredos do nosso sucesso é a autonomia dos líderes regionais, que podem tomar decisões de acordo com a realidade que estão vivenciando”, diz o diretor do Assaí. 
COMPARTILHAR
TAGS:atacarejos, Cash & Carry
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Lançamento Verstcasa pelo Grupo PereiraSortimento

Grupo Pereira fecha parceria com loja de utilidades e amplia portfólio de bazar em atacarejo

Café - Adobe StockPesquisa

Supermercados ultrapassam atacarejos em faturamento no decorrer de 2024

Cash & carryVarejo alimentar

Atacarejo é o formato que mais cresceu nos últimos dois meses, apontam pesquisas

Assaí explora categorias de oportunidade e apresenta nova solução financeira para o público PJExpansão

Inaugurações aceleram na reta final do ano

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados