O consumidor está fidelizado quando o supermercado vira o terceiro lugar em sua vida. Entenda

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Reportagem SA+ -

Mais que um ponto de venda, a loja precisa criar uma comunidade e proporcionar experiências

Foto: Stock Adobe

Em meio a tanta concorrência e formatos, conquistar o consumidor tem sido um desafio para os varejistas. O caminho, na opinião de especialistas, é ter um posicionamento claro e promover experiências transformadoras, que vão além da compra. É criar uma comunidade e o senso de pertencimento no consumidor. 

“O supermercado não é só um ponto de venda, mas de experiência do produto, que pode ser alcançada treinando a equipe e investindo no desenvolvimento de soluções para o estilo de vida do seu consumidor. Quando o cliente se sente pertencente à comunidade criada, ele já está fidelizado, iniciativas como cartão fidelidade acabam sendo somente ferramentas extras”, disse Júlio Takano, sócio da Varejo 180 e co-fundador do Oasislab  durante episódio do Papo de Varejo. Clique aqui para assistir. 

Para Takano, o supermercado hoje é o terceiro lugar na vida do consumidor, depois da casa e do trabalho, e é aí que reside a grande oportunidade. “Você pode comer um pastel de manhã, um sanduíche ou massa no almoço e ter uma degustação com harmonização a noite, em um espaço multiúso. Isso não é mais um supermercado, é uma qualificação que ainda não tem nome”, definiu. “O varejista não precisa estar em todos os canais, apenas escolher quais pode encantar o cliente e ser esse terceiro lugar na vida dele. O consumidor pode nem saber que precisa de vinhos, mas se você trouxer uma adega que o encante, ele começa a beber vinho”, exemplificou. 

Papel do supermercado diante do domínio do atacarejo

Que os atacarejos conquistaram o consumidor é fato, tanto que hoje o formato já representa metade do setor, segundo dados da Nielsen. Nesse cenário, como ficam os supermercados? Eles perdem espaço na preferência do shopper? Samuel Vanio Costa Junior, diretor executivo do Grupo Enxuto , acredita que tudo reside em o varejista ter claro qual é seu posicionamento.

"Precisamos saber quem somos nesse caldeirão de varejo e atacarejo. Temos serviços que o atacarejo não tem. O papel do supermercado é entregar um bom hortifruti, padaria, açougue, rotisserie, enfim, entregar com qualidade a experiência. Um bom serviço ainda continua sendo um diferencial competitivo gigante dentro do nosso segmento”, afirmou.

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