SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Há uma nova roda do poder no varejo alimentar?

16/10/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Kantar Consumo Comportamento de Compra Covid19 Pandemia

Novos canais se consolidam na rotina de abastecimento do brasileiro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/06/2020

A inclusão de novos canais na rotina de compra da população, com a busca pelo abastecimento em mercadinhos de bairro, pequenos varejos e varejos tradicionais para evitar aglomeração, foi uma das mudanças mais significativas por influência da pandemia. A conclusão é do estudo Consumer Insights da  Kantar , especializada em dados, insights e consultoria.  

[noticiasRelacionadas]

Antes da pandemia, as compras abastecedoras se concentravam, sobretudo, nos atacarejos. Apenas no primeiro trimestre de 2020, em comparação com os últimos três meses de 2019, mais de 2 milhões de lares passaram a comprar em pequenos varejos, mais de 1,2 milhão em varejos tradicionais e mais de 200 mil em supermercados da vizinhança.

Receio de aglomerações e grandes deslocamentos

A busca por lojas menores e mais próximas tem duas razões principais: o intuito de evitar aglomerações, citado por 60,2% dos entrevistados, e o fato de evitar grandes deslocamentos, considerado por 59,6% dos consumidores. Outro fator de peso são os preços acessíveis, lembrados por 53,5%.

O estudo da Kantar também segmentou os perfis de compra para cada tipo de canal de venda. Enquanto os minimercados atraem majoritariamente pessoas de 40 a 49 anos das classes CDE e com filhos adultos, o varejo tradicional é o preferido de quem tem até 29 anos e crianças pequenas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                   LinkedIn                  ,                  Instagram                  e                  Facebook                  !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Kantar, Consumo, Comportamento de Compra, Covid19, Pandemia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

hibeConsumo

Ocasiões de consumo de itens de higiene e beleza crescem 15% no Brasil

produtos frios supermercadoConsumo

Vendas de supermercados e hipermercados caem mais que a média geral do varejo no 3º tri

Adobe Stock higiene hibeConsumo

Gastos com higiene e cuidados pessoais devem aumentar 11,2% em 2025

AdobeStock_1659315570_Editorial_Use_OnlyConsumo

Varejo alimentar mineiro cresce 6,2% em faturamento, apesar da queda em volume

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados