13/07/2025
9 motivos para agregar inteligência aos processos comerciais da sua rede
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/04/2021
1. sinergia e visão integrada entre as áreas (pricing, trade mkt, GC, comercial)
2. maior detalhamento de dados o que faz a área de compras agir pautada por informações e em convergência com a estratégia traçada pela rede
3. visões simplistas perdem espaço
4. comercial também deixa de enxergar somente o aspecto transacional e passa a atuar com maior foco na negociação com as indústrias
5. isso abre caminho para o trabalho colaborativo com os fornecedores
6. otimização de preços regulares e promocionais
7. insights para elevar sell-out
8. aumento do giro e rentabilidade
9. redução de ruptura e excesso estoque
E sabe como sua empresa consegue implementar Inteligência Comercial? O primeiro passo é criar uma área específica ou células com atuação de equipes multidisciplinares.
Também é fundamental a presença de gestores com visão abrangente, que entendam as movimentações do mercado e observem a dinâmica das categorias.
Ferramentas tecnológicas; coleta estruturada de dados; analistas de dados (os caçadores de oportunidades); planejamento; troca de informações também são pontos de alta importância.
Notícias relacionadas

Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentos

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT
