SA+ Ecossistema de Varejo

Fisco Tributos Leis Serasa Experian

Nova declaração de débitos e créditos tributários deve ser entregue até 15/9

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/08/2018

A nova Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) deve ser entregue até o próximo dia 15 de setembro de 2018 por todas as empresas que, em 2016, tiveram faturamento superior a R$ 78 milhões, e também por aquelas que optaram por aderir antecipadamente ao eSocial– Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. 

Murilo Couto, gerente sênior de Certificação Digital da Serasa Experian, explica que a nova declaração vai substituir a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP). Para cumprir com essa obrigação, é necessária a utilização de um certificado digital padrão ICP-Brasil. 

Estão dispensadas do certificado digital apenas as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP) enquadradas no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), que tenham até um empregado no período a que se refere a declaração, e os microempreendedores individuais (MEI), que deverão utilizar código de acesso.

A nova declaração, a DCTFWeb, vai estar disponível a partir do dia 27/8/2018 e será obrigatória para os fatos geradores que ocorreram desde 1º/8/2018. Para a entrega, o prazo previsto pelo governo é o dia 15 do mês subsequente ao da apuração ou competência. Murilo Couto, da Serasa Experian, lembra as empresas e contadores para a necessidade de estar com o certificado digital válido. O especialista lembra, ainda, que dia 15 de setembro será sábado, portanto a obrigação deverá ser cumprida até a sexta-feira dia 14/09/18.

Após o contribuinte encerrar o eSocial e/ou Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf), a DCTFWeb será gerada automaticamente e ficará disponível no portal do Centro Virtual de Atendimento da Secretaria da Receita Federal (e-CAC).  A partir daí, será possível visualizar a declaração, fazer vinculações de créditos, transmiti-la e emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) correspondente.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Fisco, Tributos, Leis, Serasa Experian
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - CalculadoraVarejo alimentar

Setor supermercadista pode recuperar quase 10% de sua Receita Bruta Anual em tributos

Vendas no varejo físico têm maior alta em 18 mesesSerasa Experian

Vendas no varejo físico têm maior alta em 18 meses

Inflação eleva desafios dos supermercados com as questões tributáriastributos

Inflação eleva desafios dos supermercados com as questões tributárias

Já fez seu planejamento tributário para 2021?Planejamento Tributário

Já fez seu planejamento tributário para 2021?

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados