ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Nenhum supermercado ou fornecedor cativa o público sem fazer essa lição de casa
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/02/2023
Foto: Arquivo SA Varejo
Para cativar o público, é preciso engajar o cliente interno antes de tudo. É ele quem transmitirá o entusiasmo da empresa, desde a concepção do produto, na indústria, à entrega na ponta, já no varejo
Para a cadeia funcionar e fluir, colaboradores da indústria e do varejo precisam estar mais que alinhados. Eles devem estar motivados, oferecendo o seu melhor. É o time interno que vai repassar para o shopper todas as ações que visam encantá-lo. Para alcançar um resultado efetivo das estratégias, as empresas precisam ter muito bem estruturada a gestão das pessoas que fazem o negócio acontecer, com reconhecimento e treinamento adequado e constante, além de contribuir para o bem-estar desse cliente interno.
Bom para todos
“Nós acreditamos que o resultado vem do engajamento, na relação ganha ganha. Tem que ser bom para todo mundo. O compromentimento de um indivíduo que se engaja é diferente. Ele entrega um trabalho com maior qualidade”, afirma Ana Paula Rocha, diretora de RH do Mercadinhos São Luiz, rede com 20 lojas espalhadas pelo Ceará, sobretudo em Fortaleza. A empresa está no ranking do GPTW (Great Place To Work) há anos como uma das melhores empresas para se trabalhar no varejo. É a segunda posição no varejo e 26a no ranking geral. A cultura foi herdada do fundador, João Melo, que deixou esse legado de integração e inclusão para a rede, com exatos 50 anos de atuação no varejo e quase um século no comércio de alimentos. “Anualmente revisamos a proposta de valor, mas o mais importante é a filosofia herdada do Seu João, um homem à frente de seu tempo”, lembra Ana Paula, que iniciou na rede como estagiária e hoje está entre os seis diretores do grupo, que tem um bem estruturado programa de carreira e formação de líderes.
“O engajamento é o que vai além da troca de trabalho pela remuneração. É o encantamento, o ‘apaixonamento’ por uma causa”
ANA PAULA ROCHA - Diretora de RH do Mercadinhos São Luiz
Valorização do time
90% dos líderes do Mercadinhos São Luiz vieram da base
32% dos colaboradores estão na rede pela oportunidade de carreira
Liderança forte
Um bom programa de liderança é onde tudo começa, seja na gestão desses gestores ou na observação e valorização das pessoas da equipe que podem ocupar esses postos. A atitude motiva quem está na base, enxergando naquele local uma possibilidade de fazer um plano de carreira, e cria uma equipe especialista, aprofundada na empresa e em suas diversas áreas. De fato, uma empresa com baixo turnover desempenha melhor.
Motivações para funcionários continuarem nas empresas
49% Oportunidades de crescimento
23% Qualidade de vida
12% Alinhamento de valores
Fonte: GPTW 2021
O Cencosud também tem um forte viés de formação de líderes e prepara profissionais para fazerem carreira no grupo por meio do Programa Faça Acontecer. Em 2022, participaram da formação 424 colaboradores no Brasil. “Sempre preferimos promover talentos internos a contratar alguém de fora. Não há maneira mais eficiente de reconhecer o trabalho e as entregas realizadas. Prezamos pela construção de carreira na companhia”, destaca Jacqueline Fontes, diretora de RH do Cencosud Brasil.
Há ainda outros programas de liderança, como o Acelera. Trara-se de um mentoring que fomenta a formação de lideranças por meio da troca de experiências entre mentor e mentorado.
Foto: Divulgação
Incentivo para vestir a camisa
O Cencosud reconhece o tempo de casa e dedicação dos colaboradores, celebrando aniversários de empresa a cada cinco anos. Algumas dessas histórias são compartilhadas nos canais oficiais de comunicação interna e externa
“No programa Acelera, tivemos 58% de participação de mulheres, em um movimento consciente de construirmos uma crescente sustentável de presença feminina em todos os níveis de gestão do negócio”
JACQUELINE FONTES - Diretora de RH do Cencosud Brasil
Plano de carreira
Mais de 65% das vagas em aberto no Cencosud são preenchidas por talentos internos
790 promoções internas em todos os níveis organizacionais foram feitas em 2022
Na indústria também há importantes exemplos, como o da Danone, que criou o programa Liderança em Movimento. “Investimos em cursos e especializações externas para desenvolver colaboradores e lideranças, analisando cada caso individualmente e de acordo com o momento de carreira de cada pessoa”, diz Mariana Albernaz, business partner de RH da companhia.
“Mensalmente são premiadas as pessoas mais reconhecidas e também aqueles que mais reconheceram, gerando um ciclo positivo e engajador de nossa cultura”
MARIANA ALBERNAZ - Business Partner de RH na Danone
Desenvolvimento contínuo
A Danone disponibiliza duas plataformas de conteúdo, o Campus X e o Danone Educa – portal de treinamento voltado para os times de campo, para evolução constante dos colaboradores. O formato online trouxe grande aderência.
Já o Cencosud possui diversos cursos de formação e aprendizagem, muitos deles de atendimento ao cliente, além de uma fábrica de conteúdo que desenvolve cursos customizados, com modalidades presenciais e online.
“Um dos nossos diferenciais é o Campus Cencosud, uma plataforma de classe mundial (Cornerstone) com mais de 150 cursos interativos. Nossos colaboradores têm acesso a computadores exclusivos para fazerem os cursos disponíveis na nossa plataforma durante o expediente”
JACQUELINE FONTES - Diretora de RH do Cencosud Brasil
Engajados nos treinamentos
305% foi o crescimento do número de realizações de treinamentos online na Danone de 2021/2020
365% foi o aumento do número de realizações de treinamentos online de 2019/2020
Matéria originalmente publicada na edição de Janeiro/Fevereiro da SA Varejo .
LEIA TAMBÉM:
Encantamento do consumidor começa na indústria e envolve 4 pontos-chave
Básico bem-feito. Esse é o primeiro passo para o varejo encantar o consumidor
Conheça a próxima onda na colaboração de dados
Carrefour e GPA já adotam plataformas de retail media
Presente no dia a dia do brasileiro, o supermercado representa bem mais que um local de compras
ESG: conheça iniciativas de Carrefour, Cepêra e M. Dias Branco
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Varejistas regionais avançam com obras de novas unidades
