SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Engajamento RH Encantamento do Consumidor Danone Cencosud Mercadinhos São Luiz

Nenhum supermercado ou fornecedor cativa o público sem fazer essa lição de casa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/02/2023


Foto: Arquivo SA Varejo

Para cativar o público, é preciso engajar o cliente interno antes de tudo. É ele quem transmitirá o entusiasmo da empresa, desde a concepção do produto, na indústria, à entrega na ponta, já no varejo

Para a cadeia funcionar e fluir, colaboradores da indústria e do varejo precisam estar mais que alinhados. Eles devem estar motivados, oferecendo o seu melhor. É o time interno que vai repassar para o shopper todas as ações que visam encantá-lo. Para alcançar um resultado efetivo das estratégias, as empresas precisam ter muito bem estruturada a gestão das pessoas que fazem o negócio acontecer, com reconhecimento e treinamento adequado e constante, além de contribuir para o bem-estar desse cliente interno.

Bom para todos

“Nós acreditamos que o resultado vem do engajamento, na relação ganha ganha. Tem que ser bom para todo mundo. O compromentimento de um indivíduo que se engaja é diferente. Ele entrega um trabalho com maior qualidade”, afirma Ana Paula Rocha, diretora de RH do Mercadinhos São Luiz, rede com 20 lojas espalhadas pelo Ceará, sobretudo em Fortaleza. A empresa está no ranking do GPTW (Great Place To Work) há anos como uma das melhores empresas para se trabalhar no varejo. É a segunda posição no varejo e 26a no ranking geral. A cultura foi herdada do fundador, João Melo, que deixou esse legado de integração e inclusão para a rede, com exatos 50 anos de atuação no varejo e quase um século no comércio de alimentos. “Anualmente revisamos a proposta de valor, mas o mais importante é a filosofia herdada do Seu João, um homem à frente de seu tempo”, lembra Ana Paula, que iniciou na rede como estagiária e hoje está entre os seis diretores do grupo, que tem um bem estruturado programa de carreira e formação de líderes.

“O engajamento é o que vai além da troca de trabalho pela remuneração. É o encantamento, o ‘apaixonamento’ por uma causa”
ANA PAULA ROCHA - Diretora de RH do Mercadinhos São Luiz

Valorização do time

90% dos líderes do Mercadinhos São Luiz vieram da base

32% dos colaboradores estão na rede pela oportunidade de carreira

Liderança forte

Um bom programa de liderança é onde tudo começa, seja na gestão desses gestores ou na observação e valorização das pessoas da equipe que podem ocupar esses postos. A atitude motiva quem está na base, enxergando naquele local uma possibilidade de fazer um plano de carreira, e cria uma equipe especialista, aprofundada na empresa e em suas diversas áreas. De fato, uma empresa com baixo turnover desempenha melhor.

Motivações para funcionários continuarem nas empresas

49% Oportunidades de crescimento

23% Qualidade de vida

12% Alinhamento de valores

Fonte: GPTW 2021

O Cencosud também tem um forte viés de formação de líderes e prepara profissionais para fazerem carreira no grupo por meio do Programa Faça Acontecer. Em 2022, participaram da formação 424 colaboradores no Brasil. “Sempre preferimos promover talentos internos a contratar alguém de fora. Não há maneira mais eficiente de reconhecer o trabalho e as entregas realizadas. Prezamos pela construção de carreira na companhia”, destaca Jacqueline Fontes, diretora de RH do Cencosud Brasil.

Há ainda outros programas de liderança, como o Acelera. Trara-se de um mentoring que fomenta a formação de lideranças por meio da troca de experiências entre mentor e mentorado.


Foto: Divulgação

Incentivo para vestir a camisa
O Cencosud reconhece o tempo de casa e dedicação dos colaboradores, celebrando aniversários de empresa a cada cinco anos. Algumas dessas histórias são compartilhadas nos canais oficiais de comunicação interna e externa

“No programa Acelera, tivemos 58% de participação de mulheres, em um movimento consciente de construirmos uma crescente sustentável de presença feminina em todos os níveis de gestão do negócio”
JACQUELINE FONTES - Diretora de RH do Cencosud Brasil

Plano de carreira

Mais de 65% das vagas em aberto no Cencosud são preenchidas por talentos internos

790 promoções internas em todos os níveis organizacionais foram feitas em 2022

Na indústria também há importantes exemplos, como o da Danone, que criou o programa Liderança em Movimento. “Investimos em cursos e especializações externas para desenvolver colaboradores e lideranças, analisando cada caso individualmente e de acordo com o momento de carreira de cada pessoa”, diz Mariana Albernaz, business partner de RH da companhia.

“Mensalmente são premiadas as pessoas mais reconhecidas e também aqueles que mais reconheceram, gerando um ciclo positivo e engajador de nossa cultura”
MARIANA ALBERNAZ - Business Partner de RH na Danone

Desenvolvimento contínuo

A Danone disponibiliza duas plataformas de conteúdo, o Campus X e o Danone Educa – portal de treinamento voltado para os times de campo, para evolução constante dos colaboradores. O formato online trouxe grande aderência.

Já o Cencosud possui diversos cursos de formação e aprendizagem, muitos deles de atendimento ao cliente, além de uma fábrica de conteúdo que desenvolve cursos customizados, com modalidades presenciais e online.

“Um dos nossos diferenciais é o Campus Cencosud, uma plataforma de classe mundial (Cornerstone) com mais de 150 cursos interativos. Nossos colaboradores têm acesso a computadores exclusivos para fazerem os cursos disponíveis na nossa plataforma durante o expediente”
JACQUELINE FONTES - Diretora de RH do Cencosud Brasil

Engajados nos treinamentos

305% foi o crescimento do número de realizações de treinamentos online na Danone de 2021/2020

365% foi o aumento do número de realizações de treinamentos online de 2019/2020

Matéria originalmente publicada na    edição de Janeiro/Fevereiro da   SA Varejo   .

LEIA TAMBÉM:

Encantamento do consumidor começa na indústria e envolve 4 pontos-chave

Básico bem-feito. Esse é o primeiro passo para o varejo encantar o consumidor

Conheça a próxima onda na colaboração de dados

Carrefour e GPA já adotam plataformas de retail media

Presente no dia a dia do brasileiro, o supermercado representa bem mais que um local de compras

ESG: conheça iniciativas de Carrefour, Cepêra e M. Dias Branco

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,    Instagram    e    Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:Engajamento, RH, Encantamento do Consumidor, Danone, Cencosud, Mercadinhos São Luiz
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Mercadinhos São Luiz é eleito um dos melhores lugares para trabalhar no BrasilExpansão

Varejistas regionais avançam com obras de novas unidades

Supermercados BH adquire operação do Bretas em MG do CencosudAquisição

Supermercados BH adquire operação do Bretas em MG do Cencosud

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados