SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Symphony RetailAI (SRAI) Tendências Pesquisa Covid19 Varejo Internacional

Na Europa, euforia dos consumidores pós-quarentena durou 6 semanas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/09/2020

A "euforia" do consumidor europeu ao término dos bloqueios impostos durante a fase mais crítica da pandemina no continente duraram 6 semanas, mas ainda há sinais de crescimento em determinados aspectos do consumo. 

[noticiasRelacionadas]

Os dados são de uma pesquisa sobre os hábitos dos consumidores europeus após a flexibilização das restrições de isolamento, realizada pela Symphony RetailAI (SRAI) , empresa global especializada plataformas de decisão para o varejo habilitadas por inteligência artificial. 

De acordo com o estudo, o volume de compras após o lockdown cresceu 12%. O avanço é menos expressivo do que o observado no início do bloqueio (19%), mais segue bem superior ao mesmo período do ano passado, quando o crescimento era de apenas 2%. 

Adaptações durante a quarentena

O estudo também mostra que mais da metade dos consumidores europeus (51,2%) mudaram seus hábitos de compra durante a quarentena, enquanto 38% mantiveram seus padrões e outros 10,7% preferiram não realizar compras neste período, provavelmente recorrendo a estoque prévio.

Dentre os que mudaram seus hábitos de alguma forma, 35,4% já retornaram às compras habituais, 34% mantiveram as preferências adotadas ao enfrentar a pandemia e 25% criaram um novo padrão, até então nunca praticado. Apenas 4,7% ainda não se mostram ativos neste período de retomada das compras.

Reação a promoções

Outro apontamento da pesquisa realizada na Europa pela Symphony RetailAI (SRAI) é que 30% dos consumidores que fizeram mais de duas compras por semana se mostraram mais sensíveis às promoções do que no período crítico da pandemia. Em contrapartida, os idosos ainda relutam em retomar antigos hábitos no varejo: cerca de 35% dos maiores de 60 anos tem feito, no máximo, uma visita por semana ao supermercado.

A pesquisa também observa que o hábito de cozinhar em casa tem se tornado menos frequente após o pico da pandemia, enquanto a procura por produtos saudáveis se mantém estável; já o consumo de bebidas alcoólicas não só se manteve durante os meses de bloqueio efetivo, como tem se acelerado mais recentemente – vale lembrar que a flexibilização nas regras de distanciamento coincidiu com a chegada do verão no Velho Continente.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                 LinkedIn                ,                Instagram                e                Facebook                !

COMPARTILHAR
TAGS:Symphony RetailAI (SRAI), Tendências, Pesquisa, Covid19, Varejo Internacional
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados