06/07/2025
Mulheres ocupam, no máximo, 10% dos cargos de chefia na maioria das empresas brasileiras
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/10/2020
Em 27,4% das empresas brasileiras ainda não há nenhuma mulher exercendo qualquer cargo de chefia. Já em 32,3% das companhias, a presença feminina não passa de 10% do total das posições de liderança. Os dados, que mostram o longo caminho a ser percorrido para tornar o mundo corporativo um ambiente diverso, foram apurados pela consultoria em marketing digital TRIWI no amplo estudo “Representatividade das Mulheres nas Empresas”.
[noticiasRelacionadas]
"Ainda há empresas muito tradicionais, em que mulheres não são escolhidas para ocupar cargos de alto escalão, mesmo possuindo as qualificações necessárias", comenta Tricia Martins, Co-Fundadora da TRIWI.
Ns pesquisa foram ouvidas, entre os dias 4 e 17 de agosto deste ano, 2.542 empresas em todo o Brasil nos setores de serviço, indústria e comércio. Outra constatação foi de que quase metade das empresas (46,8%) contam com apenas 10% do quadro de funcionárias representado por mulheres negras. Pior: em 24,2% das empresas simplesmente não há mulheres negras entre os colaboradores.
Disparidade Salarial
Outra questão abordada foi a faixa salarial. Em 48,4% das empresas entrevistadas as mulheres ganham menos que os homens. E em apenas em 3,2% das companhias as mulheres ganham mais que os homens. A igualdade de salários foi observada em 19,4% das empresas participantes da pesquisa.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Atacarejos na encruzilhada entre o desconto e a diversificação

A batalha na gôndola: como destacar produtos e impulsionar vendas no varejo

Pedro Joanir Zonta revela os bastidores da cultura que sustenta o Grupo Zonta
