ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Mudança de exposição elevou em 41% as vendas de Batata Palha, produto comum nas refeições
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por PepsiCo
EM 15/06/2021
As vendas de batata palha cresceram, em média, 41% em número de unidades nos supermercados que seguiram as recomendações de mudança de exposição do GC PepsiCo . Sabendo que o shopper enxerga o segmento como um acompanhamento de refeição, e não como um snack, a empresa recomenda que a execução seja feita no corredor de molhos, no qual há maior correlação de consumo, inclusive por ser uma categoria de compra planejada. Nessas mesmas lojas, a quantidade comercializada de salgadinhos em geral cresceu, de imediato, 12%.
A iniciativa que trouxe ganhos positivos para o segmento de batata palha e o restante da categoria, é só um exemplo de como o trabalho de Gerenciamento por Categorias (GC) realizado pela PepsiCo tem potencializado os resultados em mais de 20 redes do varejo alimentar brasileiro.
Foto: Divulgação
Nesse processo, cada mudança no planograma de salgadinhos, por mais simples de implantar, é resultado de uma parceria vencedora com o varejo, na qual a PepsiCo utiliza toda sua expertise da categoria, que inclui diversos estudos atualizados sobre o shopper. Não por acaso, a empresa – dona de marcas como Lay's®, Doritos®, Ruffles®, Cheetos® – lidera o Gerenciamento por Categorias de salgadinhos no Brasil, o que tem gerado crescimento médio nas vendas da ordem de 30% nas lojas em que todas as etapas já foram implementadas.
Um detalhe interessante é que ao tornar, criteriosamente, o sortimento mais assertivo e relevante, é comum observar a redução de 10% a 15% na quantidade de itens. Melhor: com ganho de cobertura Nielsen superior a 10 pontos percentuais. Em outras palavras: saem do seu mix os produtos que ocupam espaço porém não geram resultado e, por outro lado, ganham destaque aqueles realmente valorizados pelo shopper e que contribuem para um desempenho elevado da categoria no seu supermercado, principalmente em R$/KG e rentabilidade.
Como capitã de categoria, a PepsiCo também se baseia em pesquisas para garantir maior visibilidade aos salgadinhos nas lojas, uma vez que a compra não costuma ser planejada, mas por impulso. Por essa razão, o trabalho de GC vai além do ponto natural e envolve ainda a definição dos espaços mais adequados para receber pontos extras. Tudo para elevar sellout, tíquete médio e rentabilidade de toda a categoria.
Leia também:
Sua loja pode vender 30% mais salgadinhos com até 15% menos itens no mix
Notícias relacionadas

Conheça as 3 principais ocasiões de consumo de Salgadinhos no Verão

Conheça os dois fatores que mais influenciam a compra por impulso de Salgadinhos

Por que profissionais do varejo devem adotar o aprendizado contínuo em suas carreiras
