Metade dos consumidores mudou seu comportamento de compras de supermercado, destaca pesquisa

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Reportagem SA+ -

17% estão frequentando novas lojas físicas e 15% comprando pela internet. Saiba o que mais revelou o levantamento "A nova jornada de compra omnichannel"

Foto: Stock Adobe

Pesquisa intitulada "A nova jornada de compra omnichannel", realizada pela Globo, mostra que, após o Covid-19, o consumidor mudou seus hábitos de consumo. Segundo o estudo, as mudanças de hábitos de consumo fizeram com que a convergência entre as lojas físicas e o digital se intensificasse, fazendo com que o omnichannel ganhasse mais relevância, elevando as expectativas dos consumidores e trazendo mais competitividade e complexidade ao varejo.

O levantamento mostrou ainda que a integração dos dois mundos permite que o consumidor tenha autonomia na sua jornada de compra, escolhendo o formato que mais lhe convém e tende a crescer conforme aumenta a maturidade dos varejistas. Os dados apresentados mostraram que 53% dos consumidores declaram que gostam de comprar na loja e receber o produto em casa no caso de o item estar indisponível no ponto físico, assim como 46% preferem a opção de comprar pela internet e retirar o produto na loja.

Em relação ao varejo alimentar, o estudo revelou que 49% dos consumidores mudaram seu comportamento de compras de produtos de supermercado e, entre eles, 26% afirmam que estão comprando mais em lojas de bairro, 24% no atacarejo, 17% estão frequentando novas lojas físicas e 15% estão comprando mais pela internet, por meio de apps.

Apesar do aumento do e-commerce em 2021, sendo o setor supermercadista um dos que mais impulsionaram a prática, 48% dos entrevistados não possuem nenhum aplicativo do setor instalado em seu celular. Já entre os que possuem o hábito, poder comparar preços (42%) e conveniência (41%) são os principais motivos de fazer compra de supermercado online.

Entre os que compram alimentos e bebidas online, 24% afirmaram que voltam a consumir mensalmente e 22% semanalmente. Apesar disso, a compra online enfrenta algumas barreiras como o gosto por ir presencialmente à loja (36%) e o frete alto (35%).

De forma geral, a pesquisa também aponta que, além de frequentar mais canais e lojas, os consumidores também estão mais infiéis em relação às marcas dos produtos. Dos entrevistados, 39% afirmam que essas mudanças se devem a fatores econômicos, pois estão buscando preços mais baixos, e 30% afirmam que estão em busca de experimentar novos produtos e marcas.

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Fonte: Propmark

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