ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/02/2025
Marcas líderes ensaiam recuperação
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/04/2020
Neste ano, o desempenho de um bom número de marcas líderes melhorou. É o que aponta a pesquisa de Preferência de Marcas SA Varejo 2020 ( clique para saber como o levantamento foi feito ).
[noticiasRelacionadas]
A situação indica um nível de recuperação importante em relação ao ano passado, quando a mesma pesquisa indicou queda de share of mind para 52% das líderes e estudo da Nielsen apontou redução de 68,3% em penetração nos lares brasileiros: 85% em higiene e beleza, 75% em alimentos e 71,4% em limpeza.
Embora neste ano 50% das líderes tenham perdido share ou se mantido estáveis, vários símbolos do mercado de consumo mostraram que é possível reagir e reconquistar espaço. Essas marcas melhoraram a distribuição e as negociações, investiram no ponto de venda, trabalharam com promoções inteligentes, aumentaram a equipe de vendas, lançaram produtos e embalagens mais interessantes para o consumidor. Muitas delas resgataram o share com a implantação de gerenciamento por categorias.
É o caso de 3Corações , que tem trabalhado com várias redes para adequar o sortimento e a exposição da categoria de cafés. Na rede Confiança , por exemplo, um projeto-piloto de GC (já estendido às demais unidades) garantiu aumento de 7% em valor e 12% em volume. As líderes que se recuperaram também foram beneficiadas pelo retorno espontâneo de shoppers ao seu consumo. Eles voltaram às marcas preferidas, para evitar desembolsos que não compensam.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados
