SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova empresa de retail media já está em 14 redes varejistas com 700 telas e foco no uso estratégico de dados

15/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Makro sai e Carrefour lidera no Brasil. Por quê?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/07/2023

Foto: Divulgação

Depois de 50 anos no Brasil, o Makro acabou encerrando suas atividades e vendendo suas lojas, especialmente para redes regionais. Assim como o atacadista, o Carrefour veio para o País nos anos 70, com proposta similar, e hoje lidera o varejo alimentar brasileiro.

Já o também francês Casino , há poucos dias, manifestou o interesse em vender sua participação no GPA. Há cerca de três anos, o Walmart tomou a mesma decisão e saiu do Brasil. O que de fato vem ocorrendo? Por que empresas estrangeiras estão abrindo mão dos negócios no Brasil? Por que o Carrefour se consolidou e o Makro foi embora?

Para entender esse cenário e responder a essas questões, a SA+ conversou com Ricardo Pastore, especialista em varejo, com passagens pelo Makro e Pão de Açúcar, e professor doutor na ESPM, que compartilhou suas análises e opiniões. 

“O Brasil traz uma série de desafios para empresas de fora, especialmente de países desenvolvidos, que possuem sistemas mais robustos de logística e alta tecnologia, por exemplo”, diz. “O retorno financeiro aqui também é mais lento, pois a moeda é desvalorizada e o poder de compra do brasileiro menor”, completa. 

Para sobreviverem, Pastore afirma que essas redes acabam se descaracterizando do formato original para competir, com menor qualidade, um nível inferior de competição do qual essas empresas não estão acostumadas. 

Sobre o Casino, um dos erros foi adotar uma estratégia de expansão de alto risco, baseada em empréstimo, modelo que deu certo no início mas a longo prazo não se mostrou sustentável. As mudanças com a pandemia também atrapalharam.

“O grande acerto na estratégia do Carrefour foi a compra do Atacadão. A empresa encontrou condições com o modelo atacarejo e expandiu rapidamente. O GPA depois reagiu investindo no Assaí, que hoje não faz parte do Grupo”, destaca o professor.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn   Instagram  e   Facebook
 
COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

ATACAREJO MAX ATACADISTA, DO GRUPO MUFFATOExpansão

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre

Supermercados BH compra rede regional do Espírito SantoFusões e Aquisições

Supermercados BH volta a adquirir rede regional uma semana após compra do Bretas em MG

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados