SA+ Ecossistema de Varejo

Tecnologia China Pinduoduo E-commerce Varejo Online Comércio Eletrônico

Mais uma varejista chinesa avança online. E com uma proposta diferente

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/08/2018

 

No primeiro trimestre de 2018, o e-commerce chinês  Pinduoduo  faturou US$ 220 milhões, atingindo praticamente o mesmo valor em vendas de todo o ano passado. A empresa recém estreou na bolsa de valores Nasdaq e já vale US$ 25 bilhões. Os números impressionam para uma varejista online fundada há somente três anos e que concorre diretamente com gigantes como Alibaba e JD.com .

Compra compartilhada e integração com redes sociais  

Criado por Colin Huang, ex-engenheiro do Google, o site vende de tudo, inclusive alimentos. Entre os segredos para o rápido sucesso está a forte integração com o ambiente de redes sociais e uma estratégia que torna o processo de compra mais divertido em comparação com e-commerces tradicionais.    

Todos os 340 milhões de usuários do  Pinduoduo  – número que não para de crescer – têm a opção de compartilhar informações dos produtos que desejam comprar no WeChat, aplicativo chinês muito semelhante ao WhatsApp, e convidar amigos e parentes para uma espécie de compra coletiva, semelhante às oferecidas por sites como Groupon e Peixe Urbano . Sempre que há um grupo de clientes comprando um mesmo item, o e-commerce oferece descontos expressivos, de até 90% em alguns casos.  

Essa compra com amigos e parentes é encarada pelos clientes como uma brincadeira cujo prêmio é pagar bem mais barato por um item desejado. Essa estratégia tem garantido fama e muitos novos clientes ao Pinduoduo, mesmo sem grandes investimentos em marketing.   

Foco no público de baixa renda

Outro ponto importante na estratégia de crescimento do  Pinduoduo  é o atendimento a cidades chinesas distantes dos principais centros econômicos do país. Nessas localidades, predomina o público de baixa renda, muitas vezes ignorado pelas grandes plataformas de e-commerce.

No entanto, nem só de boas notícias vive a nova sensação do comércio eletrônico na China. O modelo de descontos que garante forte crescimento à varejista online também recebe algumas críticas. Entre os analistas, há quem considere que muitos itens comercializados são de baixa qualidade e chegam mal embalados aos clientes. A empresa também responde a pelo menos um processo por acusação de pirataria, movido por uma fabricante norte-americana de fraldas, segundo a qual o Pinduoduo teria vendido produtos falsificados com a sua marca.

COMPARTILHAR
TAGS:Tecnologia, China, Pinduoduo, E-commerce, Varejo Online, Comércio Eletrônico
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Superviza chega ao Paraná com loja moderna e impacto econômicoSuperviza Atacadista

Superviza Atacadista chega no Paraná com loja em Pato Branco

Grupo Bahamas inova no Mês das Crianças com jogo de realidade aumentadaInauguração Bahamas Mix

Bahamas inaugura Mix e BahaPet em São João Nepomuceno

Stok Center inaugura loja em São Leopoldo com ações solidáriasInauguração Stok Center RS

Stok Center abre nova loja em São Leopoldo com evento de ação solidária

Carrefour_fachadaCarrefour

Carrefour vende 11 lojas ao grupo gaúcho Osmar Nicolini

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados