SA+ Ecossistema de Varejo
Anuga Alimentos Bebidas Tendência de Consumo Plant Based Saudabilidade

Maior feira global revela tendências para setor de alimentos no futuro próximo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/10/2019

Entre os dia 5 e 9 deste mês a Anuga , maior feira de alimentos e bebidas do mundo, recebeu mais de 170 mil visitantes na cidade alemã de Colônia, um avanço de 3% em comparação com o evento anterior, realizado em 2017. Novos conceitos e soluções para os principais desafios do setor global de alimentos estiveram no centro dos debates

[noticiasRelacionadas]

Termômetro importante do que vem pela frente no futuro próximo do setor alimentício, a Anuga reforçou o fato de que tendências como consumo de alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável se fortaleceu a ponto de assumir uma nova dimensão no setor alimentício, com impactos nas empresas e até no poder público. "Se os políticos querem apoiar a indústria nesse desenvolvimento, precisam resolver os conflitos existentes em aspectos como redução de embalagem, combate ao desperdício de alimentos e segurança alimentar, em vez de ditar acordos ", opina Christoph Minhoff, diretor executivo da Federação das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Alemanha (BVE).

Inovações em produtos

Ficou claro nos cinco dias do evento que produtos substitutos da carne estarão cada vez mais presentes nos supermercados e na mesa dos consumidores. A tendência é que torne-se habitual encontrar, pro exemplo, produtos protéicos alternativos feitos à base de ervilhas, favas e, futuramente, até mesmo de insetos.

Outro nicho em forte expansão são alimentos que levam cânhamo em sua composição – apesar de ainda gerarem polêmica e sofrerem restrições legais em países como o Brasil. Opções que atendam a necessidades específicas de grupos de consumidores também tiveram protagonismo nos debates durante a Anuga 2019, a exemplo dos alimentos Kosher e Halal, produzidos de acordo com preceitos judaicos e muçulmanos, respectivamente.

"Oferecer produtos que atendam às necessidades éticas dos consumidores e que também ofereçam o mais alto grau possível de satisfação é um grande desafio para fabricantes e distribuidores de alimentos", resume Friedhelm Dornseifer, presidente da Associação Alemã do Comércio Varejista de Mercadorias (BVLH).

Os insights da Anuga já estão e tendem a continuar sendo replicados no Brasil, uma vez que o País se destacou na quantidade de delegações presentes na feira, tendo um dos maiores crescimentos entre as nações de fora da Europa, junto de Japão e Estados Unidos. Por aqui, a segunda edição da ANUFOOD Brazil , a feira da Anuga voltada ao mercado nacional, está marcada para os dias 9,10 e 11 de março de 2020 em São Paulo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,    Instagram    e    Facebook    !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Anuga, Alimentos, Bebidas, Tendência de Consumo, Plant Based, Saudabilidade, Sustentabilidade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Vendas de produtos veganos crescendo 96% no Flex AtacarejoAlimentação Sustentável

Vendas de produtos veganos crescendo 96% no Flex Atacarejo

Estratégias Essenciais para o Varejo na Black Friday e NatalBlack Friday

Estratégias essenciais para o varejo na Black Friday e Natal

Cargill e Carrefour ampliam reciclagem de óleo de cozinhaReciclagem de óleo

Cargill e Carrefour ampliam reciclagem de óleo de cozinha

Supermercado corredor congelados IA Adobe StockPesquisa

Curitiba tem a maior elevação nos preços da cesta em setembro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados