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Lojas em que energéticos representam 10% do espaço de não alcoólicos faturam 30% mais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/07/2023

Com mais espaço para essa categoria na loja, crescem as vendas de toda a seção de bebidas não alcoólicas. É o que revelam estudos compartilhados pela líder de mercado* Red Bull . O faturamento das bebidas energéticas no varejo alimentar é três vezes maior hoje do que era há cinco anos. Para ser mais exato, as vendas dessa categoria cresceram 222% no Brasil entre 2017 e 2022. Esse cenário extremamente positivo vai continuar por muito tempo.

Projeções da Euromonitor indicam que a categoria vai dobrar de tamanho até 2027, atingindo R$ 21 bilhões em vendas
*Fonte: Nielsen Retail Index T. Brasil – Ano Móvel Maio 2023

O rápido crescimento nas vendas é explicado pelo fato de o consumo de energéticos ter deixado de se concentrar apenas em festas e eventos sociais. A bebida está cada vez mais presente no dia a dia, sobretudo dos jovens com até 24 anos, a exemplo de momentos de estudo para provas, jornadas cansativas de trabalho, prática de atividades físicas, viagens longas de carro, competições de game e até mesmo nas horas livres, pelo simples prazer de consumir a bebida, hoje disponível em diversas versões e sabores.

Lojas em que a categoria representa 10% do espaço de não alcoólicos faturam 30% mais do que as outras com espaço menor
+ espaço = + vendas

Relevância dos energéticos na cesta de não alcoólicos até 2027
Em menos de 5 anos, números vão se aproximar dos mercados mais maduros

Execução em loja precisa refletir esse crescimento

As oportunidades estão na mesa e, para que sua rede aproveite todo o potencial da categoria, duas iniciativas são fundamentais, conforme recomenda a Red Bull, principal referência da categoria: análises em redes regionais mostram que, ao aumentar o espaço de energéticos em gôndola, o benefício acontece não só para a própria categoria, mas para os não alcoólicos como um todo.

  • A outra recomendação é oferecer também a bebida gelada para atender o consumo imediato e estimular ainda mais a conversão de compra.
  • A principal fonte de conhecimento da categoria é o ponto de venda – 65%
  • Amplie o espaço de exposição na área primária e ofereça também a bebida gelada no checkout e na geladeira da loja


Coolers nos checkouts rendem 35% mais vendas

Além da área primária, trabalhar com coolers na área dos checkouts potencializa o sell out da categoria. A Red Bull mediu o desempenho de vendas nas lojas com esse expositor e notou crescimento de 35%.

  • Contar com 1 cooler a cada 4 checkouts proporciona aos PDVs maior faturamento com energéticos
  • Utilize também geladeiras nas lojas

Quatro em cada dez shoppers de energéticos visitam a área de refrigerados da loja. Daí a importância de realizar exposição de energéticos também nesse espaço. Com essa iniciativa, o faturamento da categoria cresce, em média, 13%.

Rede de SP seguiu orientações e cresceu 54%

No interior paulista, uma rede seguiu todas as recomendações de execução da Red Bull: ampliou o espaço dos energéticos no ponto natural para dois módulos; posicionou uma média de 3 coolers na área de checkouts de cada filial e garantiu presença do produto em 75% das geladeiras próprias das lojas.

Como resultado, as vendas de bebidas energéticas cresceram 54% em 2022, acima do avanço de 40% registrado pelo mercado. O impacto também foi muito positivo em toda a categoria de não alcoólicos, cujo faturamento subiu 27%.

Categoria cresce via penetração

  • Presença nos lares 34%
  • Frequência de compra/mês 2,3
  • Unidades por visita 1,7

Fonte: Kantar MAT’Q3’21 VS MAT’Q3’22

Fotos: Divulgação

Matéria originalmente publicada na  edição de julho da  SA+

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