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Três estratégias para elevar a categoria de higiene e beleza no varejo

POR Bárbara Fernandes

EM 11/08/2025

Adobe Stock HiBe

Foto: Adobe Stock

 

De supermercados premium a redes populares, varejistas internacionais têm investido em estratégias específicas para diferenciar a categoria de higiene e beleza. Aposta em marcas próprias, curadoria rigorosa e parcerias estratégicas estão entre as ações que podem inspirar o mercado brasileiro.


Whole Foods (EUA): com foco em marcas que levam ingredientes naturais, clean label ou sustentáveis, a seção de Hibe da Whole Foods é reflexo dos princípios da companhia.


A empresa se destaca por critérios rigorosos na seleção de produtos, priorizando a ausência de ingredientes potencialmente prejudiciais e buscando certificações orgânicas.


Mercadona (Portugal e Espanha): A rede presente na Europa enxerga o cliente como o chefe e se destaca na seção de higiene e beleza. Segundo o consultor Wilhelm Kauth, o market share da empresa é de 27%, porém nessa seção é de 40%, principalmente devido às marcas próprias.


Ainda de acordo com Kauth, 4 em cada 10 perfumes comprados na Espanha são da marca própria do Mercadona.


Target x Ulta Beauty (EUA): A marca de beleza, Ulta Beauty abriu uma loja dentro da loja em uma das unidades do Target. Conhecida por ter um salão de beleza, marcas renomadas, workshops, mobiliário bem-sinalizado e organizado e mix variado, a marca especializada se destaca na categoria de beleza. A parceria com a Target elevou a experiência dos consumidores do supermercado.


Embora cada exemplo atue em contextos e públicos distintos, todos demonstram que a diferenciação na categoria de higiene e beleza vai além do sortimento. A experiência do cliente, a consistência da proposta de valor e o alinhamento entre mix e posicionamento são fatores determinantes para conquistar espaço e fidelizar consumidores.


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TAGS:Hibe,Supermercados,Whole Foods,Mercadona, Target
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