Lojas da Swift serão abastecidas com energia gerada a partir de metano
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/08/2023
Divulgação/Swift
A
JBS
abastecerá inicialmente 10 lojas da marca
Swift
com energia elétrica produzida por geradores a biogás. Trata-se de um energético limpo e renovável produzido por meio de biodigestores que capturam e processam metano em unidades produtivas da
Friboi
.
Em parceria com a Âmbar Energia, que pertence à J&F Investimentos, o projeto conta com recursos de R$ 54 milhões aplicados em instalação de biodigestores em nove planta nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rondônia. Juntas a produção alcança 80 mil metros cúbico por dia do energético.
[noticiasRelacionadas]
“A primeira fase da iniciativa reduzirá em 65% as emissões escopo 1 do negócio, o que representa uma diminuição de 24,6% nas emissões escopo 1 de todas as atividades da JBS no Brasil”, afirma Gilberto Xandó, presidente da JBS Brasil. De acordo com o executivo, o biogás também pode ser utilizado para gerar vapor nas caldeiras das unidades e como combustível para a frota da transportadora da JBS, substituindo o diesel. Outro uso, completa Xandó, é na produção de hidrogênio verde.
Segundo a companhia, a Swift alcançou a marca de 101 lojas com painéis solares fotovoltaicos instalados nos telhados de suas unidades no início deste ano. Com isso, soma 4.801 painéis solares instalados sobre os telhados das lojas, ocupando uma área de 20 mil metros quadrados. No ano passado, eles produziram 1,618 milhão de kWh. Ainda conforme a JBS, isso evita a emissão de 546 toneladas de gás carbônico equivalentes (CO2e), o que equivale ao plantio de 815 árvores por ano. Além dos estabelecimentos com geração própria por meio de placas solares nos telhados, as lojas da Swift também são abastecidas por fazendas solares. Atualmente, 45 unidades da marca recebem energia de usinas fotovoltaicas (UFV).
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook