SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Limpeza Produtos de Limpeza Consumo

Limpeza: novo cenário exige mais uma readaptação do varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/12/2021

Foto: Alexandre Battibugli

Que muitos hábitos foram absorvidos no dia a dia do consumidor, não resta dúvida. Mas a expectativa de reabertura da economia, com o retorno ao trabalho presencial, entre outros fatores, exige uma nova readaptação do varejo alimentar

Passados quase dois anos da pandemia, como ficam as categorias de limpeza?

Para responder a essa pergunta, é preciso colocar algumas fichas à mesa. Uma delas é que, se no auge da crise da Covid-19 as pessoas assumiram a limpeza do lar, o avanço da vacinação começa a trazer de volta os empregados domésticos. Mesmo assim, apontam especialistas, a mudança na maneira como o consumidor se relaciona com os artigos de limpeza veio para ficar.

[noticiasRelacionadas]

Para Armando Nogueira Tinoco, consultor de Varejo e Gestor da Rede Unishop, o crescimento nesse mercado não foi apenas de vendas, mas também de nichos. “Além dos produtos convencionais para desinfecção, como álcool 70% líquido e em gel, muitos outros produtos vieram à tona, como lenços e sprays antissépticos, espumas antissépticas, produtos com quaternário de amônio, hipoclorito de sódio, entre outros”, ressalta.

“As pessoas, mesmo após o ápice da pandemia, enraizaram hábitos que dificilmente deixarão de existir, como o de higienizar as mãos ao entrar em um estabelecimento, higienizar compras etc. É um mercado que se reinventou durante a pandemia e que se mantém em crescimento”

ARMANDO NOGUEIRA TINOCO
Consultor de Varejo e Gestor da Rede Unishop

Otimismo no setor

A Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional), embora tenha revisado sua previsão de crescimento do setor para 2021, se mantém otimista com relação ao ano que vem.

Entre as razões para a expectativa positiva em relação a 2022, Paulo Engler, diretor executivo da entidade, lista o avanço da vacinação. Com isso, muitas empresas estão voltando ao trabalho presencial, o que deve impulsionar o segmento de itens de limpeza profissional – uma boa oportunidade, por exemplo, para o cash & carry. “Além disso, a sociedade entendeu a necessidade de manter os cuidados com a higienização de ambientes a fim de evitar contaminações”, avalia.

Para 2021, a expectativa da abipla é de...

2% de alta no mercado de limpeza
Considerando todos os canais de vendas. A taxa é inferior à prevista inicialmente (3% a 3,5%) em razão do aumento nos custos das matérias-primas, energia elétrica e combustíveis

11,3% foi quanto cresceu a produção de água sanitária em 2020

4,66% foi o avanço registrado na produção de sabão em barra

Espaço para todos sanitizantes

Segundo avaliação da Abipla, a pandemia elevou tanto as vendas de produtos com tecnologia agregada quanto de segmentos tradicionais. É o caso da água sanitária e do sabão em barra. Apesar disso, a entidade acredita que existe demanda para todos os tipos de saneantes.

Lançamnetos impulsionam o mercado

Outro ponto favorável ao setor é o constante avanço da indústria de produtos de limpeza, que segue lançando produtos, diz Paulo Engler, diretor executivo da Abipla. “Há uma série de novos itens chegando às prateleiras todos os meses, e lançamentos sempre impulsionam o mercado”, diz. A inauguração recente de novas unidades fabris por empresas de grande porte seria mais um sinal robusto na direção de tempos mais prósperos. “É uma prova de confiança no crescimento do setor nos próximos anos, o que representa uma ótima notícia para a economia brasileira e para a geração de empregos no País”, diz Engler.

 

Foto: Divulgação

 

O futuro

Um estudo recente da  Euromonitor  aponta que o Brasil tem potencial para se tornar o quarto maior mercado mundial de produtos de limpeza até 2025 – atualmente ocupa a sexta posição. Embora o gasto em produtos de limpeza, por habitante do País, ainda seja baixo. “Hoje, cada brasileiro gasta cerca de US$ 89 em saneantes por ano. Na Argentina, por exemplo, o gasto é de US$ 200 e, no Chile, de US$ 170. Isso é uma mostra de que há muito potencial de crescimento”, aposta Paulo Engler, diretor executivo da Abipla.

Leia também:

Produtos de limpeza ainda crescem acima de outras categorias

Prepare sua loja para mais mudanças na categoria de limpeza

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                  LinkedIn                                                                                                 ,                                                                                                 Instagram                                                                                                 e                                                                                                 Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:Limpeza, Produtos de Limpeza, Consumo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Adobe StockGeração Z

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados