SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Abraleite laticínios leite Piracanjuba Nestlé

Laticínios captaram 3,5% menos leite em 2021

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/05/2022

Foto: Stock Adobe

Levantamento realizado pela Abraleite, associação de produtores que incorporou a Leite Brasil, mostra que no ano passado o volume adquirido por 13 das maiores indústrias do segmento apresentou queda de 3,5% ante 2020, para 7,7 bilhões de litros. O levantamento não apresentava recuo desde 2011.

[noticiasRelacionadas]

A alta de custos nas fazendas de leite, com reflexos nos elos seguintes da cadeia produtiva, e a queda de renda da população são apontados como responsáveis pelo recuo. “Há uma situação inédita em consumo de leite no Brasil, um novo patamar de oferta e demanda”, resume Roberto Jank Jr., vice-presidente da Abraleite. 

Entre as 13 companhias que estão no ranking, a Laticínios Bela Vista, dona da marca Piracanjuba, ocupou a liderança pelo segundo ano consecutivo, após desbancar a suíça Nestlé em 2021, que agora está em terceiro lugar, depois da paranaense Unium.

Segundo o levantamento, 11 laticínios receberam menos leite cru em 2021. As exceções foram a Unium - marca institucional das cooperativas paranaenses Frísia, Castrolanda e Capal - e CCGL, que aumentaram a captação.

Além da queda do consumo, a alta de custo de adubos, rações e energia nas fazendas também influenciaram para o recuo das margens. “O conjunto da obra, por sua vez, acentuou o movimento de consolidação no setor, que já está em cursos há alguns anos”, lembra Jank.

O estudo mostra uma redução de 5% do número de produtores, que agora somam 31,5 mil. O volume de leite entregue diariamente, no entanto, aumentou 4,6%, para 489 litros, devido a ganhos de eficiência nas propriedades.

Enquanto a aquisição de leite dos fornecedores caiu 1%, para 5,6 bilhões de litros, as aquisições de matéria-prima de terceiros diminuíram 10% no ano passado, para 2,1 bilhões de litros.

O executivo reiterou que esse quadro é inédito para o segmento ao comentar a queda de 10% das aquisições de leite cru no primeiro trimestre de 2022, divulgada ontem (12/05) pelo IBGE, que mensura a compra por estabelecimentos sob inspeção sanitária. “O agravante é a queda expressiva há três trimestres”, diz.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:             LinkedIn             ,             Instagram             e              Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Abraleite, laticínios, leite, Piracanjuba, Nestlé
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pesquisa revela hábitos na compra de panetonesPanetone

Pesquisa revela hábitos na compra de panetones

OXXO-FINI (1)Trade Marketing

Grupo Nós dá continuidade a estratégia de lojas emblemáticas

Nestlé inaugura nova linha de KitKat em Caçapava com a presença de Geraldo AlckminNestlé

Nestlé inaugura nova linha de KitKat em Caçapava

Fachada Prezunic Marapendi- KitKatGrupo Cencosud Brasil

Prezunic aposta em ação de retail media para atrair fãs do Rock in Rio

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados