SA+ Ecossistema de Varejo

Kantar Pesquisa ATacarejos Lares menores consumo

Lares menores alavancam as compras em atacarejos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/02/2024


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Nos últimos anos a média de moradores por domicílio caiu, e atualmente, lares menores (com uma a duas pessoas) apresentam uma relação mais positiva entre renda e gasto. No período de 2014 a 2023, por exemplo, esses lares aumentaram a média de categorias e intensificaram o gasto com marcas mainstream. Além disso, esse público segue sendo um dos maiores compradores de itens premium, representando 18,7% do gasto no ano passado.

[noticiasRelacionadas]

Os dados são da Kantar , e ainda apontam que os lares menores alavancam as compras em estabelecimentos maiores, como Atacarejos, passando de 14,7% em 2022 para 17,5% em 2023. Esse grupo também se destaca nos Super Convencionais, aumentando 0,8 p.p. no mesmo comparativo.

Durante o período, esses shoppers também aumentaram sua penetração em Atacarejos três vezes, e na Internet seis vezes.

Por outro lado, esses consumidores abastecem menos. Para se ter uma ideia, no último ano eles colocaram 15% menos itens no carrinho do que a média de outros lares.

Contudo, a quantidade representa um tamanho estável na comparação entre 2022 e 2023.

A transformação nos domicílios também tem impacto no tamanho das embalagens. Lares menores preferem itens menores e tendem a buscar formatos com menor custo-benefício como sacos plásticos, em detrimento às latas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Kantar, Pesquisa, ATacarejos, Lares menores, consumo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentarMillennials

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentar

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de anoConsumo Sustentável no Brasil

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de ano

Pesquisa revela hábitos na compra de panetonesPanetone

Pesquisa revela hábitos na compra de panetones

Black Friday impulsiona crescimento do varejo alimentarBlack Friday no Varejo

Black Friday impulsiona crescimento do varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados