SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Centric Centric Software Lançamentos Novos Produtos Gestão

Lançamentos terão papel fundamental na rentabilidade neste ano

POR SA+ Branded Content

Conteúdo Patrocinado por Centric Software

EM 01/02/2022

Foto: iStock

O brasileiro adquiriu novos hábitos desde o surgimento da Covid-19. Passou, por exemplo, a limpar a casa com produtos de alto poder de desinfecção, tanto que no primeiro ano da pandemia as vendas de desinfetantes cresceram 22,5% em valor, enquanto o mercado total de produtos de limpeza avançou 8,5%, conforme dados do Euromonitor. Outra mudança foi na frequência de consumos dos alimentos saudáveis, um mercado que, pela primeira vez, superou a marca de R$ 100 bilhões em faturamento, conforme dados da consultoria.

Ao mesmo tempo em que adere a nichos de produtos de alto valor agregado, o público precisa ser assertivo nas escolhas para não estourar o orçamento durante a jornada de compras. Esse é o cenário com o qual varejo e fornecedores de bens de consumo precisam lidar atualmente, um contexto que exige muita precisão ao definir os lançamentos em que realmente vale apostar.   

Sobretudo porque inovações terão um papel ainda mais relevante na conquista de rentabilidade em um momento de bolso apertado para grande parte da população. Entre outras razões, porque novos produtos de alto valor agregado chegam às gôndolas sem que os shoppers tenham um histórico de preço. O fato é que perderá espaço e dinheiro quem desperdiçar energia com os chamados "me too", aqueles novos produtos que, na verdade, são similares demais a opções presentes há tempos no mercado e acabam por canibalizar as vendas. 

Acertar nessas decisões e oferecer esses produtos quando e onde o consumidor deseja não é um trabalho simples, ainda mais em negócios multicategorias, a exemplo da cadeia de distribuição de alimentos e bebidas. Um recurso muito eficiente nesse processo é a solução de PLM (Product Lifecycle Management), que cuida de toda a Gestão do Ciclo de Vida do Produto.

A ferramenta reduz consideravelmente o time to market, ou seja, o tempo entre o desenvolvimento de um produto e sua disponibilização para venda ao consumidor, por isso é muito utilizada por toda a indústria de bens de consumo e por redes varejistas detentoras de marcas próprias. Mais de 500 empresas em pelo menos 32 países são clientes do software de PLM da Centric.  

Um benefício ainda mais importante do que a velocidade nos lançamentos é que o Centric PLM permite responder de forma precisa às demandas do público. Isso porque o software acompanha as mudanças do mercado em tempo real, agregando, em uma fonte única, informações suficientes e atualizadas para o desenvolvimento de estratégias diferenciadas de produtos e de precificação. Tudo isso considerando fatores como a região, o perfil de público e a ocasião do ano.

Em um momento tão desafiador, conseguirá se diferenciar da concorrência quem souber apresentar os produtos certos em cada categoria e sem erros na precificação. Afinal, apresentar inovações que agreguem valor são fundamentais para sobreviver em um ambiente tão competitivo.

Clique aqui e solicite uma demonstração do software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto da Centric!

COMPARTILHAR
TAGS:Centric, Centric Software, Lançamentos, Novos Produtos, Gestão
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados