Lançamentos terão papel fundamental na rentabilidade neste ano

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Para garantir bons resultados, a escolha das inovações precisa ser criteriosa. Uma única ferramenta pode ajudar nesse trabalho

Foto: iStock

O brasileiro adquiriu novos hábitos desde o surgimento da Covid-19. Passou, por exemplo, a limpar a casa com produtos de alto poder de desinfecção, tanto que no primeiro ano da pandemia as vendas de desinfetantes cresceram 22,5% em valor, enquanto o mercado total de produtos de limpeza avançou 8,5%, conforme dados do Euromonitor. Outra mudança foi na frequência de consumos dos alimentos saudáveis, um mercado que, pela primeira vez, superou a marca de R$ 100 bilhões em faturamento, conforme dados da consultoria.

Ao mesmo tempo em que adere a nichos de produtos de alto valor agregado, o público precisa ser assertivo nas escolhas para não estourar o orçamento durante a jornada de compras. Esse é o cenário com o qual varejo e fornecedores de bens de consumo precisam lidar atualmente, um contexto que exige muita precisão ao definir os lançamentos em que realmente vale apostar.   

Sobretudo porque inovações terão um papel ainda mais relevante na conquista de rentabilidade em um momento de bolso apertado para grande parte da população. Entre outras razões, porque novos produtos de alto valor agregado chegam às gôndolas sem que os shoppers tenham um histórico de preço. O fato é que perderá espaço e dinheiro quem desperdiçar energia com os chamados "me too", aqueles novos produtos que, na verdade, são similares demais a opções presentes há tempos no mercado e acabam por canibalizar as vendas. 

Acertar nessas decisões e oferecer esses produtos quando e onde o consumidor deseja não é um trabalho simples, ainda mais em negócios multicategorias, a exemplo da cadeia de distribuição de alimentos e bebidas. Um recurso muito eficiente nesse processo é a solução de PLM (Product Lifecycle Management), que cuida de toda a Gestão do Ciclo de Vida do Produto.

A ferramenta reduz consideravelmente o time to market, ou seja, o tempo entre o desenvolvimento de um produto e sua disponibilização para venda ao consumidor, por isso é muito utilizada por toda a indústria de bens de consumo e por redes varejistas detentoras de marcas próprias. Mais de 500 empresas em pelo menos 32 países são clientes do software de PLM da Centric.  

Um benefício ainda mais importante do que a velocidade nos lançamentos é que o Centric PLM permite responder de forma precisa às demandas do público. Isso porque o software acompanha as mudanças do mercado em tempo real, agregando, em uma fonte única, informações suficientes e atualizadas para o desenvolvimento de estratégias diferenciadas de produtos e de precificação. Tudo isso considerando fatores como a região, o perfil de público e a ocasião do ano.

Em um momento tão desafiador, conseguirá se diferenciar da concorrência quem souber apresentar os produtos certos em cada categoria e sem erros na precificação. Afinal, apresentar inovações que agreguem valor são fundamentais para sobreviver em um ambiente tão competitivo.

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