08/11/2025
Kantar sinaliza que a evolução da pandemia levará o consumo domiciliar para diferentes caminhos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/09/2021
Foto: istock
A Kantar, líder em dados, insights e consultoria, desenvolveu três cenários para o mercado de bens de consumo massivo com base na taxa de contágios de Covid-19. A análise faz parte da segunda edição de 2021 do estudo Consumer Insights, referente ao período de abril a junho.
[noticiasRelacionadas]
No cenário mais otimista, foi verificado que uma redução em 5,8% ao mês nos novos casos faria com que as vendas dos produtos do setor retraíssem 2,5% em valor. Já o segundo cenário prevê estabilidade tanto nos números de contaminações quanto no valor, que seria de apenas +1,6%, porém com tendência de aumento do gasto médio por viagem e da frequência de ida aos pontos de venda. No último cenário e o mais pessimista, com 24% de aumento nos novos registros e retorno ao pico da pandemia, o consumo domiciliar subiria 3,9% em valor, tanto com maior tíquete médio quanto com maior frequência.
Considerando os canais de venda, o varejo tradicional se sairia melhor no cenário otimista e tanto o varejo moderno quanto o atacarejo no cenário pessimista.
Para traçar as melhores estratégias é preciso levar em consideração os desempenhos da variante Delta e da vacinação, os níveis de restrições à mobilidade, a abertura de novas lojas, as mudanças no comportamento dos compradores e a recuperação do consumo fora do lar, além das taxas de desemprego, renda e auxílio emergencial.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas
ConsumoBlack Friday: 7 em cada 10 consumidores do Sul deve gastar acima de R$ 500
ConsumoRuptura cai para 11,9% e abastecimento melhora em supermercados
ConsumoApostas online absorvem 13% do valor destinado à alimentação no 2º trimestre
Consumo







