Kantar aponta crescimento de 54% na cesta de consumo massivo no e-commerce em 2023
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/09/2023
Foto: Adobe Stock
O comércio eletrônico de alimentos, bebidas e itens de higiene, beleza e limpeza registrou um aumento de 54% no 2º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período em 2022. Além disso, no 1º semestre dos 523 mil domicílios a mais passaram a comprar por canais de e-commerce.
[noticiasRelacionadas]
Os dados são do Consumer Insights, relatório trimestral da Kantar , que avaliou 11,3 mil domicílios de todas as regiões e classes sociais do Brasil, representando 60 milhões de lares.
Um dos maiores impulsionadores para esse crescimento são as bebidas com um salto de 72,4% em unidades vendidas, seguido de perecíveis, com 68%, e higiene e beleza, com 11%. Em relação ao perfil dos consumidores, as gerações mais maduras e as classes mais altas foram as que mais intensificaram as compras.
Entre os demais canais de compra, o atacarejo se destacou por ser o mais representativo nas compras dos lares com crescimento em todas as classes sociais, passando de 16,6% das unidades compradas para 19,4% neste primeiro semestre. Uma diferença de penetração de quase 3 p.p e aumento de 29% em volume no período.
Em relação à missão de compras, os dados indicam um aumento no volume adquirido por viagem e recuperação das compras de abastecimento graças à estabilidade nos preços. Entretanto, as compras de urgência e proximidade seguem em ritmo acelerado com avanço de 4% e 12% em frequência e de 4% e 1% em volume comprado, respectivamente.
Por outro lado, apesar do aumento de 14% no volume por viagem nas compras de abastecimento a regularidade caiu 5%.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook