25/08/2025
Kantar aponta crescimento de 54% na cesta de consumo massivo no e-commerce em 2023
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/09/2023
Foto: Adobe Stock
O comércio eletrônico de alimentos, bebidas e itens de higiene, beleza e limpeza registrou um aumento de 54% no 2º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período em 2022. Além disso, no 1º semestre dos 523 mil domicílios a mais passaram a comprar por canais de e-commerce.
[noticiasRelacionadas]
Os dados são do Consumer Insights, relatório trimestral da Kantar , que avaliou 11,3 mil domicílios de todas as regiões e classes sociais do Brasil, representando 60 milhões de lares.
Um dos maiores impulsionadores para esse crescimento são as bebidas com um salto de 72,4% em unidades vendidas, seguido de perecíveis, com 68%, e higiene e beleza, com 11%. Em relação ao perfil dos consumidores, as gerações mais maduras e as classes mais altas foram as que mais intensificaram as compras.
Entre os demais canais de compra, o atacarejo se destacou por ser o mais representativo nas compras dos lares com crescimento em todas as classes sociais, passando de 16,6% das unidades compradas para 19,4% neste primeiro semestre. Uma diferença de penetração de quase 3 p.p e aumento de 29% em volume no período.
Em relação à missão de compras, os dados indicam um aumento no volume adquirido por viagem e recuperação das compras de abastecimento graças à estabilidade nos preços. Entretanto, as compras de urgência e proximidade seguem em ritmo acelerado com avanço de 4% e 12% em frequência e de 4% e 1% em volume comprado, respectivamente.
Por outro lado, apesar do aumento de 14% no volume por viagem nas compras de abastecimento a regularidade caiu 5%.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Varejistas aceleram investimentos em automação para acompanhar as expectativas do consumidor

Missão Lisboa terá duas edições seguidas com conteúdo hiperpersonalizado

Spid completa três anos no Brasil com expansão e entregas rápidas até na praia
