SA+ Ecossistema de Varejo
Kantar Pesquisa Consumer Insights bebidas missão de compras abastecimento

Kantar aponta crescimento de 54% na cesta de consumo massivo no e-commerce em 2023

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/09/2023


Foto: Adobe Stock

O comércio eletrônico de alimentos, bebidas e itens de higiene, beleza e limpeza registrou um aumento de 54% no 2º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período em 2022. Além disso, no 1º semestre dos 523 mil domicílios a mais passaram a comprar por canais de e-commerce

[noticiasRelacionadas]

Os dados são do Consumer Insights, relatório trimestral da Kantar , que avaliou 11,3 mil domicílios de todas as regiões e classes sociais do Brasil, representando 60 milhões de lares.

Um dos maiores impulsionadores para esse crescimento são as bebidas com um salto de 72,4% em unidades vendidas, seguido de perecíveis, com 68%, e higiene e beleza, com 11%. Em relação ao perfil dos consumidores, as gerações mais maduras e as classes mais altas foram as que mais intensificaram as compras. 

Entre os demais canais de compra, o atacarejo se destacou por ser o mais representativo nas compras dos lares com crescimento em todas as classes sociais, passando de 16,6% das unidades compradas para 19,4% neste primeiro semestre. Uma diferença de penetração de quase 3 p.p e aumento de 29% em volume no período.

Em relação à missão de compras, os dados indicam um aumento no volume adquirido por viagem e recuperação das compras de abastecimento graças à estabilidade nos preços. Entretanto, as compras de urgência e proximidade seguem em ritmo acelerado com avanço de 4% e 12% em frequência e de 4% e 1% em volume comprado, respectivamente. 

Por outro lado, apesar do aumento de 14% no volume por viagem nas compras de abastecimento a regularidade caiu 5%. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:        LinkedIn,         Instagram     e     Facebook  

COMPARTILHAR
TAGS:Kantar, Pesquisa, Consumer Insights, bebidas, missão de compras, abastecimento, proximidade, urgência
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Seção de frutas, legumes e erduras em supermercadoPesquisa

Estudo analisa aquisições, novos desafios das redes de varejo e cenário na retenção de colaboradores

Funcionária repondo produto em supermercadoAlta Performance

Por que profissionais do varejo devem adotar o aprendizado contínuo em suas carreiras

Nova campanha OxxoOxxo

Oxxo faz nova campanha destacando proximidade e conveniência

Açougue e carnes no atacarejoKantar

Consumo de carnes cresce 26% entre brasileiros

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados